São Paulo, domingo, 02 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOPOLÍTICA

Final do Império Otomano deu início à Turquia moderna

DA REPORTAGEM LOCAL

Embora a Anatólia, a porção ocidental da Turquia asiática, seja uma das regiões habitadas mais antigas do planeta, a história da Turquia como Estado-nação só teve início com o colapso do Império Otomano, em 1918.
Em seguida, os aliados, que haviam vencido a Primeira Guerra, impuseram aos turcos um tratado que reduzia o império à península da Anatólia. Contra ele, Mustafa Kemal, ou Ataturk, reuniu os nacionalistas e deu início à resistência.
Após um período de conflitos, nos quais os nacionalistas foram apoiados pela URSS, a República foi proclamada, em 1923, com Ataturk como presidente. Ele foi reeleito -por unanimidade, no Parlamento- em 1927, em 1931 e em 1935. Fez um enorme trabalho de reformas internas e aproximou o país do Ocidente.
Com o passar dos anos, a Turquia, que rompeu com a URSS após a Segunda Guerra, se tornou aliada dos EUA. Hoje o país enfrenta graves problemas marítimos e territoriais com a vizinha Grécia, com quem também disputa o controle geopolítico de Chipre. Além disso, a Turquia é alvo de críticas porque faz parte da rota da heroína e não consegue jugular o problema.


Texto Anterior: Técnico vai tentar congestionar o meio-campo
Próximo Texto: Painel na Copa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.