São Paulo, terça, 2 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO
Gebreselassie completou o percurso em 26min22s75
Etíope bate o recorde mundial dos 10 mil metros pela 3ª vez

das agências internacionais

O corredor etíope Haile Gebreselassie estabeleceu ontem, na Holanda, o novo recorde mundial dos 10 mil metros, com o tempo de 26min22s75, durante o meeting da cidade de Hengelo.
Com o tempo obtido, Gebreselassie voltou a ser recordista mundial. Em 1997, ele já havia obtido a melhor marca do planeta, com 26min32s31. Mas foi superado um mês depois, em agosto do mesmo ano, pelo queniano Paul Tergat, com 26min27s85.
Gebreselassie diminuiu em quase cinco segundos a marca de Tergat, que é bicampeão da São Silvestre. Comparado com o primeiro recorde mundial registrado da prova, do francês Jean Bouin, em 1911, a diferença é bem maior. Bouin marcou, na época, o tempo de 30min58s8.
Essa é a terceira vez que o fundista bate o recorde mundial da prova. Em 95, no mesmo meeting de Helgeno, tornou-se o melhor corredor de 10 mil metros do mundo com 26min43s53.
Não satisfeito com o recorde, Gebreselassie disse que pretendia correr ainda mais rápido.
"Eu gostaria de ter corrido em dois ou sete segundos a menos", afirmou o etíope.

Despertar
O etíope, campeão mundial e olímpico da prova, correu em pista descoberta pela primeira vez nesta temporada e disse que a prova não foi tão fácil.
Entre os 3 mil quilômetros e 4 mil quilômetros percorridos, ele era seguido de perto por três corredores etíopes.
"Eu não percebi que não estava indo tão rápido, só acordei no último quilômetro", afirmou.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.