São Paulo, domingo, 02 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Scolari, feito supera o do penta

Treinador diz que é mais difícil chegar à semifinal do Mundial com seleção portuguesa do que ser campeão com Brasil

Técnico elogia seus atletas, dizendo que eles aliaram espírito guerreiro à técnica e parabeniza adversários por resistirem com dez homens


RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A GELSENKIRCHEN

"É muito mais difícil chegar à semifinal da Copa com Portugal." Luiz Felipe Scolari deixou com essa frase bem claro que vê o feito alcançado ontem com a seleção portuguesa como algo maior em sua carreira, mais desafiador e mais improvável do que ter vencido o Mundial com o Brasil, como em 2002.
"Portugal tem 10 milhões de habitantes. Há uma dificuldade maior na montagem da equipe, na escolha de jogadores. O Brasil tem 180 milhões de habitantes. Além disso, a história e a cultura brasileira tornam, por vezes, os jogos mais fáceis. Agora, em Portugal, temos sempre de fazer história. A Eurocopa quase deu essa possibilidade total, que agora, no Mundial, podemos voltar a ter", afirmou.
Na entrevista coletiva após o jogo, Scolari evitou mostrar muita euforia. Pouco falou do possível encontro com o Brasil. Aliás, com muita sabedoria. "A França é uma grande equipe. Contra o Brasil, é 50% de chances para cada um", alertou.
Ele fez algumas críticas ao próprio time. ""Faltaram, para nós, chutes de fora da área. A Inglaterra se fechou muito bem e quero parabenizar seu time, que ficou boa parte do jogo com um homem a menos. Foi como se tivesse em campo 11. Chutar de fora da área não é um dos dons dos atletas de Portugal."
O técnico, apesar do 0 a 0 e de poucas chances criadas por ambas as partes, disse ter visto um grande jogo. "Foi uma partida eletrizante. Houve de tudo no jogo, tudo de bom. Foi maravilhoso. Um jogo bem jogado, com os atletas felizes em campo por estarem em uma quarta-de-final. Só os pênaltis poderiam definir o vencedor."
O volante inglês Hargreaves foi eleito o melhor do jogo. Ao saber disso, o técnico de Portugal tirou riso dos jornalistas. ""Se a Fifa escolheu ele o melhor, deve ter alguma razão. Não conheço os critérios da Fifa. Mas, se continuarmos ganhando, podem escolher sempre o adversário como melhor."
Ele enalteceu o goleiro Ricardo, a quem daria o prêmio de melhor do jogo. ""Pênalti é loteria. Nem pensava que íamos ganhar nem pensava que íamos perder. Apenas olhei os pênaltis para ver o que ia acontecer. O Ricardo fez três boas defesas. Os ingleses chutaram no canto, não para bolas para fora, como nós fizemos. Mérito do Ricardo e também do seu preparador, o Brassard [Fernando]."
Com a chance de se tornar o segundo técnico da história a vencer duas Copas -o italiano Vittorio Pozzo ganhou em 1934 e 1938, mas nas duas vezes com a mesma equipe-, Scolari enfatizou de novo a união. ""Portugal provou que tem um bom ambiente, que entre nós existe amizade. Superamos as deficiências com união, com os jogadores lutando uns pelos outros. Temos uma equipe boa, mas é com dificuldades que avançamos. O espírito guerreiro era o que faltava a Portugal. Agora, esse espírito se aliou à qualidade dos jogadores."
O técnico ainda evitou comentar a expulsão de Rooney -os ingleses entendem que Cristiano Ronaldo ganhou ""no grito" a expulsão. "Sobre o cartão vermelho, não tenho que achar nada. Quem tem que achar é o árbitro", disse ele, que chegou a ser advertido uma vez por Horacio Elizondo.
O título não está longe, mas Scolari pensa só no jogo de quarta. ""Cada passo é muito grande para nós. Mas Portugal pode pensar no título, porque estamos a um jogo da final. Não prefiro jogar com ninguém na semifinal. Se a Fifa quiser me dar os pontos e nos colocar na final sem jogar, eu aceito."


Texto Anterior: Franceses festejam até carrinhos
Próximo Texto: Entrevista: Goleiro diz que Deus foi português
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.