São Paulo, segunda-feira, 02 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Time é o 1º em 20 rodadas a ter liderança garantida mesmo com revés

Santos alcança "gordura" inédita no Brasileiro-04

DA REPORTAGEM LOCAL

Terminar uma rodada na liderança com a certeza de que na próxima o topo da classificação está garantido. Pela primeira vez, depois de 20 jornadas, o Brasileiro tem uma equipe nessa condição.
O agraciado é o Santos, que continua com a arrancada que começou depois da chegada de Vanderlei Luxemburgo ao clube.
Com a goleada sobre o Paysandu por 6 a 0, o time do litoral paulista abriu três pontos de vantagem sobre o São Paulo, o vice-líder, que só empatou com o Internacional em Porto Alegre.
Mas, como tem duas vitórias a mais do que a equipe do Morumbi, o Santos irá terminar a 21ª rodada no topo mesmo que sofra uma goleada na próxima quarta-feira, quando vai a Porto Alegre pegar o Grêmio no Olímpico.
A expressiva arrancada santista começa aos poucos a deixar a disputa pelo título menos embalada. Hoje, o clube tem sete pontos de vantagem sobre o oitavo colocado (Juventude). Há quatro rodadas, apenas quatro pontos separavam o líder do oitavo.
Se na pontuação a vantagem santista ainda é pequena, na artilharia já é bastante grande. Com 47 gols, o time marcou nove vezes a mais do que o Goiás, o segundo ataque mais eficiente.
O time do Centro-Oeste, aliás, lidera um bloco de clubes emergentes que segue três grandes paulistas -depois de Santos e São Paulo, aparece o Palmeiras.
Todos os times situados entre o quarto e o décimo lugar não fazem parte do grupo de fundadores do Clube dos 13.
Eles têm o desafio de segurar o Santos e o predomínio paulista. Desde a 12ª rodada a liderança está com um time de São Paulo. Cinco times do Estado já estiveram em primeiro -além dos três grandes, Ponte Preta e São Caetano ficaram nessa situação.
O futebol paulista ainda tem a reação corintiana para comemorar. Contra o São Caetano, o time venceu uma partida por mais de um gol de diferença pela primeira vez e subiu para o 15º posto -já chegou a estar na zona de rebaixamento à segunda divisão.
Ameaçados de cair, ao contrário dos principais perseguidores do trio paulista na luta pelo título, estão vários times tradicionais.
O Flamengo perdeu para o Palmeiras e tem agora a pior campanha, posto que até então era do Botafogo, que venceu o Guarani e deixou a lanterna, mas não a zona de rebaixamento.
O time de Campinas e o Paysandu completam o grupo que estaria hoje na segunda divisão.

Poucos gols
Mais uma vez o Brasileiro teve uma rodada com poucos gols. A jornada terminou com média de 2,5 tentos por jogo, bem longe da média superior a três do campeonato de 2002, o de mais gols da história. Se não fosse a goleada do trator santista contra o frágil Paysandu, a média da rodada teria sido ainda mais pífia (2,18).
Dois jogos, ambos no sábado, terminaram sem a abertura da contagem. Os times abusaram dos erros nas finalizações. No jogo Flamengo x Palmeiras, por exemplo, só cinco das 21 conclusões tiveram a direção certa.
Faltam apenas três rodadas para o fim do primeiro turno. No ano passado, foi na segunda metade do campeonato que o Cruzeiro se livrou da concorrência e disparou para o titulo. Já a disputa contra o descenso foi até a última rodada.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Futebol: Robinho resplandece em goleada de ouro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.