São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nadal vence e conquista o número 1

Mesmo que perca semifinal em Cincinnati e na estréia em Pequim, espanhol assumirá o topo do ranking no dia 18

Após passar três anos na segunda posição, atrás de Federer, tenista de Mallorca rompe reinado de suíço, que se estendia desde 2004


DA REPORTAGEM LOCAL

O espanhol Rafael Nadal conseguirá, enfim, o que tanto buscava: o topo do ranking mundial. Após figurar durante três anos como o segundo colocado da lista ATP (Associação de Tenistas Profissionais), atrás do suíço Roger Federer, o espanhol de 22 anos será o novo número um. Com isso, Nadal interromperá o reinado de Federer, que se estende desde 2 de fevereiro de 2004.
Mesmo que perca a semifinal do Masters Series de Cincinnati para o sérvio Novak Djokovic e seja eliminado precocemente dos Jogos de Pequim, o espanhol assumirá, pela primeira vez, a liderança do ranking no dia 18. Isso ocorrerá porque os pontos defendidos em Cincinnati só serão descontados após o torneio olímpico.
Caso Nadal conquiste o título desse Masters Series, seu nome já figurará no topo da lista nesta segunda. Sendo assim, ele já desembarcará na Olimpíada como o novo número um.
"Estou muito feliz porque tenho lutado muito nos últimos três anos para ser o número um, embora eu fosse muito feliz como número dois", disse o espanhol após a vitória que o levará ao topo do ranking. "Mas é claro que o número um era o meu objetivo", completou.
Ontem, o espanhol derrotou o equatoriano Nicolas Lapentti por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (3) e 6/1. Essa foi a 32ª vitória consecutiva do novo líder.
O sul-americano jogou de igual para igual no primeiro set, mas, no tie-break, Nadal impôs o seu jogo. O set seguinte foi um passeio do espanhol.
Já Federer, atual campeão de Cincinnati, teve que dar adeus mais cedo ao torneio. Foi eliminado na quinta-feira após sofrer uma derrota para o gigante croata Ivo Karlovic.
Nesta temporada, Nadal já soma troféus em dois Grand Slams e três Masters Series, enquanto Federer acumula apenas os títulos de Halle e Estoril, torneios menos expressivos.
Especialista em saibro, Nadal somente consegue atingir o topo do ranking após comprovar que sabe também vencer em quadras duras. Nesse piso, ele superou Federer na final de Wimbledon, além do título no Masters Series de Toronto.
Número 1 disparado na Corrida dos Campeões, ranking que considera apenas os pontos obtidos neste ano, Nadal acumula agora 65 vitórias e apenas 7 derrotas nesta temporada.
Ao assumir pela primeira vez a liderança do ranking mundial, Nadal se tornará o quinto canhoto a atingir tal feito, além de ser o terceiro tenista espanhol que chegará ao topo. Somente Carlos Moyá, em 1999, e Juan Carlos Ferrero, em 2003, lideraram o ranking da ATP.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Rápido: Cielo crava marca pessoal nos 25m
Próximo Texto: Ferrari tenta colocar fim ao sossego de Hamilton
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.