São Paulo, Segunda-feira, 02 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Inspirado no esquema de Luxemburgo, Corinthians bate Botafogo por 4 a 1 e se mantém na liderança
Corinthians vence com tática da seleção

MAÉRCIO SANTAMARINA
da Reportagem Local

O Corinthians conseguiu derrotar o Botafogo-SP por 4 a 1, ontem à tarde, no Pacaembu, copiando o esquema tático da seleção brasileira, com três jogadores no meio-campo priorizando a defesa.
Foi a segunda vitória corintiana no Campeonato Brasileiro, o que assegurou a liderança ao time, ao lado do Santos e do Coritiba, todos com seis pontos ganhos.
Oswaldo de Oliveira, que foi lançado como técnico do Corinthians por Wanderley Luxemburgo, treinador da seleção, queria evitar comparações entre ambos, mas, às vésperas da partida, após derrota na Copa Mercosul para o argentino Independiente, resolveu se render à estratégia do antigo ""mestre".
Para a vaga do meia Ricardinho, que cumpriu suspensão, escalou Edu, incumbindo-o de priorizar a marcação, ao lado dos volantes Marcos Senna e Rincón.
Ele estava preocupado com os gols que o time vinha levando, e conseguiu corrigir a falha. Ontem, o time só levou um de pênalti.
Com um esquema de marcação ainda mais forte, o Botafogo quase não deixou o Corinthians jogar no primeiro tempo.
A tática do técnico Muricy Ramalho, do time de Ribeirão Preto, obrigava o toque de bola dos corintianos, que era prejudicado pelo gramado irregular do Pacaembu. A bola quicava muito, levando a erros de passes seguidos.
O primeiro chute a gol saiu apenas aos 17min, com Edu, aproveitando rebote após tentativa de finalização de Augusto. O goleiro Alexandre ainda chegou a soltar a bola após a defesa.
O primeiro gol do Corinthians só saiu em jogada com bola parada, após escanteio cobrado por Marcelinho. O zagueiro Márcio Costa subiu e deu uma cabeçada forte, sem chance de defesa para o goleiro Alexandre.
Mais aberto no segundo tempo, o Botafogo proporcionou que o Corinthians ampliasse a vantagem logo no início da etapa, aos 2min de jogo.
Luizão fez o seu quinto gol no Brasileiro-99 após uma roubada de bola de Edu no meio-campo. Aproveitando a falha do zagueiro Bell, Luizão entrou livre na área pela esquerda e, com frieza, esperou a saída de Alexandre antes de chutar para o gol.
Aos 8min, o goleiro Maurício quase provocou um gol contra, ao fazer uma reposição. Ele chutou a bola em Augusto, que voltou e bateu na trave.
Embora encontrasse mais espaço para jogar no segundo tempo, o Corinthians tinha dificuldade em sair com rapidez nos contra-ataques. Quando conseguiu, aos 24min, fez o terceiro gol.
Após passe de Luizão, Marcelinho entrou na área em velocidade e tocou rasteiro na saída do goleiro adversário.
O Botafogo só conseguiu diminuir por meio de um pênalti provocado por Rincón, que tocou a bola com a mão dentro da área.
Zé Afonso, que estreava no time de Ribeirão Preto, cobrou com um chute pela esquerda, enquanto Maurício caiu pela direita.
Marcelinho fechou o placar, com seu segundo gol no jogo e no Brasileiro, aos 40min, em tabela com Edílson, aproveitando a zaga aberta do Botafogo.
Andrezinho, aos 43min, e Edílson, aos 44min, livre na área, desperdiçaram a chance de uma goleada ainda maior.


Texto Anterior: Futebol: Corinthians goleia e lidera o Brasileiro
Próximo Texto: Marcelinho vê divisão de tarefas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.