São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visitantes levam rodada-chave

Santos triunfa no jogo da liderança em Caxias do Sul, Paraná deixa a lanterna no Mineirão e clube dos "quarentões" ganha novos sócios após as partidas de ontem à noite do Brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

A rodada-chave do Brasileiro, a primeira depois dos Jogos Olímpicos de Atenas, foi favorável aos visitantes, em especial ao lanterna e ao líder, que agora respiram.
Agora, são dez clubes na faixa dos 40 pontos, todos ainda com condições de brigar pelo título.
Acima deles, apenas um.
No jogo que valia de fato a liderança do torneio, o Santos levou a melhor sobre o Juventude mesmo jogando em Caxias do Sul -deixou o rival nos 48 pontos e tornou-se o primeiro time "cinqüentão" da disputa, com 51 pontos.
Em outro duelo de elite da competição, o Palmeiras segurou a Ponte Preta em Campinas -os dois continuam bem colocados, com 48 e 46 pontos, respectivamente, após um acirrado 0 a 0, mas se distanciaram mais do líder, que passou por uma difícil série de partidas fora de casa.
O clube dos "quarentões" ganhou mais dois sócios. O Coritiba, que surpreendeu o São Paulo no Morumbi (3 a 2), e o Figueirense, que venceu em casa o Goiás (também 3 a 2), chegaram a 41 pontos.
Corinthians e São Caetano, os times que tinham menos pontos entre os "quarentões" no início da rodada, venceram Atlético-MG e Criciúma, respectivamente, e colaram de vez no pelotão de elite.
A diferença hoje do líder Santos para o 11º colocado é de dez pontos. O Atlético-PR enfrenta hoje o Guarani na Arena da Baixada e pode ser o segundo clube a alcançar a marca de 50 pontos -mesmo que o time paranaense consiga isso, não será o nono líder da competição, pois o Santos terá mais vitórias que ele na disputa.
Numa rodada-chave para a tabela, aconteceram ainda acachapantes vitórias de visitantes. O Paraná, que era o lanterninha no início da rodada, aplicou goleada no Cruzeiro em pleno Mineirão: 4 a 1. O São Caetano fez ainda mais: 4 a 0 em Santa Catarina no Criciúma, que já liderou o torneio nas primeiras rodadas.
O São Paulo perdeu sua primeira partida como mandante, o que deixou o Fluminense como o único clube que não foi batido em seus domínios neste Nacional - o clube carioca fez a "lição de casa" de novo com um 3 a 1 no Inter.
A rodada será completada hoje com quatro partidas, e a briga maior agora é para ver quem consegue ser "trintão". A disputa na rabeira não está tão intensa quanto a da ponta da tabela, mas também é forte e equilibrada.
Flamengo, Paysandu, Grêmio e Botafogo vão a campo hoje buscando entrar na casa dos 30 pontos. A vitória do Paraná ontem colocou ainda mais pressão nos times que lutam contra o descenso.
O Guarani, que amanhece hoje como último colocado, vem de um empate no Morumbi e promete engrossar para o vice-líder -só Guarani e Paraná começaram a rodada certos que que ficariam na casa dos 20 pontos.
Os quatro primeiros vão para a Libertadores. O campeão e os times que terminarem entre a 5ª e a 9ª posições ganham vaga na Copa Sul-Americana em 2005. E os quatro últimos serão rebaixados.
Mesmo inchado com 24 clubes, são poucos os times do Brasileiro confortáveis na tabela. Faltam ainda 18 rodadas, 54 pontos em jogo para todos. Se a primeira experiência com pontos corridos no Nacional teve pouca disputa, a segunda segue acirradíssima.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Sorte e talento de Ricardinho dão vitória ao líder Santos no Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.