São Paulo, Quinta-feira, 02 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Ala brasileira defende o Houston contra o Nova York
Janeth, agora como armadora, disputa seu 3º título na WNBA

da Reportagem Local

Na condição de armadora reserva do Houston Comets, a ala brasileira Janeth Arcain, 30, busca a partir de hoje seu terceiro título consecutivo na WNBA, a versão feminina da NBA, liga profissional norte-americana de basquete.
Os Comets, favoritos na decisão contra o New York Liberty, em série melhor de três partidas, venceram o campeonato nas duas edições realizadas até agora (em 97, contra o mesmo Liberty, e em 98, contra o Phoenix Mercury).
A primeira temporada foi a única em que Janeth foi titular e atuou em sua posição original.
No campeonato seguinte, com o retorno de uma das estrelas do basquete dos EUA, Sheryl Swoopes, que ficou parada por causa de gravidez, Janeth foi para a reserva.
Na final contra o Mercury, atuou como "quebra-galho", de pivô ou armadora, e fez história por se tornar a primeira estrangeira a ter dois triunfos na mais famosa liga feminina do planeta.
Nesta temporada, ainda na reserva, tem 5,8 pontos de média por jogo, contra 10,9 de 97 e 6,8 do ano passado. "Neste ano, estou vivendo uma experiência nova, de armadora, e estou correspondendo. É o meu papel ajudar, e estou contente", disse ela, acrescentando que está pontuando menos porque agora tem a função de passar mais a bola.
Segundo Janeth, o treinador Van Chancellor tem por hábito iniciar as partidas com a norte-americana Sonja Henning na armação, mas que após alguns minutos ela entra e joga quase a partida inteira. (LUÍS CURRO)
NA TV - ESPN Brasil, ao vivo, às 21h


Texto Anterior: Abandonos beneficiam brasileiro
Próximo Texto: Futebol: Paulista jogará pela Libertadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.