São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORGANIZAÇÃO

Presidente do COI classifica como sucesso fantástico a organização da Olimpíada, que teve a maior porcentagem de ingressos vendidos
Jogos de Sydney terminam aclamados por Samaranch

DO ENVIADO A SYDNEY

Os Jogos de Sydney se transformaram na Olimpíada com maior porcentagem de entradas vendidas, chegando à marca de 87%.
Em Atlanta-1996, aconteceu o recorde anterior, com 82% de aproveitamento dos bilhetes. A vendagem australiana se aproximou do número considerado ótimo pelo Comitê Olímpico Internacional: 90% -é dado como impossível chegar a 100%.
Sydney-2000 arrecadou 780 milhões de dólares australianos (R$ 826 milhões) com entradas.
Seus organizadores temiam pela aceitação popular, afinal, as vendas antes dos Jogos estavam baixas. Mas, durante a competição, o que se viu foram filas de torcedores nas bilheterias.
Só nas últimas três semanas foram adquiridos um milhão de ingressos, aumentando em R$ 45 milhões a arrecadação.
Enquanto a cerimônia de abertura esgotou seus lugares, o encerramento teve 10% de encalhe. ""A demanda veio muito em cima da hora, mas ela foi impressionante", disse Michael Eyers, executivo do comitê organizador.
Durante a festa de encerramento, o presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, foi ovacionado pelas 110 mil pessoas presentes no estádio Olímpico quando disse: ""Eu estou orgulhoso de proclamar Sydney-2000 como a melhor Olimpíada até agora".
Em Atlanta-96, o dirigente fez alguns elogios, mas não pôde pronunciar essa frase porque houve muitos problemas de organização. Em sua última Olimpíada como máximo dirigente do movimento olímpico, Samaranch chamou a organização de ""perfeita" e o evento de ""sucesso fantástico". Também ressaltou o desfile das duas Coréias em conjunto na abertura dos Jogos.
Samaranch aproveitou também para apresentar os oito atletas votados como membros do COI, em uma iniciativa para tentar limpar a imagem criada pelos casos de suborno na campanha dos Jogos de Inverno de Salt Lake City-2002.
A festa de encerramento começou com a encenação de um ato terrorista, brincando com o excesso de segurança do evento.
A pira foi apagada quando passou um jato sobre o estádio Olímpico. Depois começou um show que incluiu clássicos da música disco, como ""Dancing Queen" e ""Love is in the Air", e bandas de rock local com fama internacional, como Men At Work, INXS e Midnight Oil. Também incluiu drag queens e a música símbolo da Austrália, ""Waltzing Matilda", que fechou a festa.
Depois começou a queima de fogos que teve início no estádio Olímpico e se estendeu até os cartões-postais da baía de Sydney, a ponte Harbour Bridge e a Opera House. As ruas do centro da cidade foram fechadas para receber 1 milhão de pessoas para ver os fogos. O trânsito ficou bastante complicado na área.


Texto Anterior: Futurama: Fabricantes já trabalham para Jogos de 2004
Próximo Texto: Australianos invadem as ruas para celebrar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.