São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDY
Vasser vence prova em Houston
Ferran é terceiro e se aproxima de título

DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro Gil de Ferran (Penske) terminou em terceiro no GP de Houston, a antepenúltima etapa do campeonato, e pode levar o título na próxima prova, em Surfer"s Paradise, na Austrália.
A prova foi vencida por Jimmy Vasser (Ganassi), seguido pelo companheiro de equipe Juan Pablo Montoya.
Com o resultado de ontem e os pontos extras pela pole e por ter sido o líder no maior número de voltas, o brasileiro se manteve na liderança, com 153 pontos.
O segundo colocado passou a ser o canadense Paul Tracy (Green), que foi o quarto em Houston e chegou a 134 pontos.
Para ser campeão já na próxima etapa, na Austrália, sem depender do resultado de Tracy, Ferran precisa vencer a prova e conseguir um dos pontos extras.
Ontem, Ferran só perdeu a ponta da corrida depois de liderar três quartos da prova, ao prealizar sua segunda parada no box.
A partir daí, o norte-americano Vasser, seguido por seu companheiro de equipe, o colombiano Montoya, assumiu a liderança.
A pole da etapa foi conquistada pelo brasileiro no sábado, superando o escocês Dario Franchitti (Green), que venceu a prova de Houston no ano passado.
Franchitti, o principal rival na largada, se envolveu em um acidente logo nas primeiras voltas e acabou abandonando a corrida.
Depois do abandono do escocês, Vasser assumiu a segunda posição. Entretanto, o piloto da Ganassi não representava muito perigo a Ferran, que mantinha a liderança com facilidade.
A primeira série de paradas aconteceu após a 48ª volta, logo depois de um acidente que envolveu o brasileiro Maurício Gugelmin (PacWest), que teve de deixar a prova em seguida.
Mantendo uma diferença de pouco menos de 10s sobre o segundo colocado, Vasser, Ferran fez sua primeira parada na volta número 49 e retornou à liderança depois que os outros pilotos foram para o box.
Ferran seguia à frente de Vasser e, depois da bandeira amarela que paralisou a prova na 58ª volta, ampliou consideravelmente a diferença entre ele e o segundo colocado na prova.
Porém, quando tinha 17s de vantagem sobre Vasser, Ferran optou por aproveitar outra bandeira amarela na volta número 74 e realizou sua segunda parada no box, perdendo o primeiro lugar.
Mesmo com a diferença, Ferran não conseguiu voltar na liderança, e Vasser acabou assumindo a ponta, seguido por Montoya.
A partir desse momento, Ferran tentou recuperar posições, mas o colombiano protegeu seu companheiro, e os dois pilotos da Ganassi chegaram na frente.
Roberto Pupo Moreno, da Patrick, chegou em 11º e caiu da segunda para a terceira posição na tabela. Hélio Castro Neves (Penske) terminou na quinta colocação, seguido por Christian Fittipaldi (Newman-Haas).



Texto Anterior: Palmeiras testa atleta para a lateral direita
Próximo Texto: Panorâmica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.