São Paulo, sexta-feira, 02 de outubro de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO ARRUDA - painelfc.folha@uol.com.br

Divisor de águas

Parte de cartolas brasileiros ligados a clubes formadores que reivindicam quinhão dos recursos das loterias provenientes da Lei Piva enxergam ponto positivo num eventual fracasso da Rio-16. A avaliação é que uma vitória brasileira hoje fortalecerá demais o COB e deixará as agremiações à mercê da vontade do comitê. A derrota, por outro lado, abrirá espaço para que o Confao (Conselho dos Clubes Formadores de Atletas Olímpicos) dite as regras na transferência de recursos com um apoio mais sólido do governo federal.



Eu garanto. O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., afirmou que nenhuma outra candidatura dá mais garantias financeiras do que a Rio-16. Congressistas, em tom de revolta, diziam ontem que isso é verdade e citavam os R$ 30 milhões liberados na quarta- -feira, em caráter extraordinário, para cobrir despesas.

Efeito... Dirigentes europeus que vieram ao Brasil para o Congresso da Fifa, no Rio, avaliaram que após a decisão do presidente dos EUA, Barack Obama, de ir a Copenhague passaram a acreditar no favoritismo de Chicago para a Olimpíada de 2016.

...Obama. O comentário era o de que americanos não gostam de bater palmas para os outros. Ou seja, Obama não iria para apoiar Chicago se soubesse que iria perder.

Passeio. A viagem do técnico Carlos Alberto Parreira a Copenhague, a convite do comitê da Rio-2016, não prevê nenhum compromisso oficial para ele na Dinamarca.

Casquinha. A Prefeitura de São Paulo torce por uma vitória do Rio de Janeiro hoje. Acredita que os jogos de futebol do torneio olímpico na capital paulista serão realizados no estádio do Pacaembu.

Verde e amarelo. A Nike, que assumiu a liderança mundial em produtos de futebol, aponta o mercado brasileiro como chave para o crescimento. "Tivemos um ano excepcional do Corinthians, com Ronaldo, e da seleção", diz o diretor de marketing da empresa, Tiago Pinto.

Motorzinho. O volante corintiano Elias será o garoto- -propaganda da nova linha de chuteiras da Nike, a CTR 360, lançada ontem, em Londres.

Ídolo. O presidente do Corinthians, Andres Sanchez, esteve no Palmeiras para reunião com o colega Luiz Gonzaga Belluzzo. E foi parabenizado por torcedores do rival que o viram no clube.

Pulso. Dirigentes do São Paulo cobram de Ricardo Gomes postura mais dura com os jogadores. Dizem que, após a conversa sobre cartões, a indisciplina do time aumentou.

Mágoa. Vanderlei Luxemburgo afirma que nunca mais conversou com Luiz Gonzaga Belluzzo depois de ter sido demitido do Palmeiras. "Até porque nunca o encontrei. Mas, se encontrar, eu posso falar. Ou não, ou não."


Colaboraram SÉRGIO RANGEL , enviado a Copenhague, e EVANDRO SPINELLI e MARTÍN FERNANDEZ , da Reportagem Local

Dividida

"Nosso orçamento é cinco vezes o de Tóquio, quase o triplo do de Chicago e o dobro do de Madri. Então, fiscalizar é preciso"


Do deputado do PSOL-RJ CHICO ALENCAR , sobre a candidatura Rio-16


Próximo Texto: Rio olímpico joga sua melhor chance
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.