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Por campeonato, Barrichello faz jogo do contente
Para evitar clima ruim na equipe na reta final do Mundial de F-1, brasileiro resolve deixar de lado as reclamações
"Agora é só aos beijos e abraços que eu consigo ir para a frente. Se desconfiar de algo, já saio perdendo de cara", diz piloto da Brawn
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SUZUKA
A dúvida existe desde o começo do ano. Depois de uma
série de falhas em seu carro, a
última delas em Cingapura, ficou ainda maior. Mas, para seguir na disputa do Mundial, Rubens Barrichello preferiu deixar suas desconfianças de lado
e se concentrar no trabalho.
Vice-líder no campeonato, o
brasileiro precisa descontar os
15 pontos de vantagem de seu
companheiro de Brawn GP,
Jenson Button, que pode sagrar-se campeão já no domingo
conforme resultado do GP do
Japão -o inglês tem de fazer
cinco pontos a mais que ele.
"Neste momento, o melhor a
fazer é confiar [na equipe] e só
abrir a boca pra falar quando tiver que reclamar de alguma
coisa pontual ou comentar uma
coisa boa", disse o brasileiro,
que na próxima madrugada, às
2h (de Brasília), participa do
treino oficial do GP japonês.
"Agora é só aos beijos e abraços que eu consigo ir para a
frente. Se desconfiar de algo, já
saio perdendo de cara, então
cabe a mim gostar mais ainda
deste time por agora", falou.
Apesar de Ross Brawn ter
afirmado diversas vezes que em
nenhum momento priorizou
Button em detrimento de Barrichello, a desconfiança do brasileiro vem aumentando desde
o começo da temporada.
O primeiro motivo real de
dúvida aconteceu no GP da Espanha. O brasileiro, com um
carro mais pesado que o do
companheiro, assumiu a liderança da corrida e só não triunfou porque a equipe resolveu
mudar a estratégia e fazer um
pit stop a menos para Button.
Barrichello só foi avisado da
mudança depois que já tinha
feito sua parada, quando não tinha mais a oportunidade de
mudar sua tática também.
Depois da prova, o brasileiro
disse que "penduraria as chuteiras" se percebesse que estava sendo prejudicado. Na reunião pós-GP, chegou a ter uma
discussão ríspida com Brawn.
No GP da Alemanha, mais
uma controvérsia, mais uma
vez nos pit stops. Uma inversão
na ordem fez com que as posições na pista também fossem
invertidas, fazendo com que o
inglês terminasse à frente.
Barrichello desceu do carro
se dizendo roubado e que a
equipe havia mostrado como
fazer para perder uma corrida.
Além dos dois episódios, o
brasileiro ainda sofreu com
problemas em sua embreagem
em várias ocasiões: na largada
da abertura do Mundial, em
Melbourne, em Istambul e em
Spa. A última foi em seu segundo pit stop no GP de Cingapura,
no domingo passado, quando
perdeu cerca de sete segundos
e, consequentemente, o lugar
para o líder do campeonato.
Depois da corrida, em reunião, a equipe acusou Barrichello de ter pressionado o botão
do ponto morto muito tarde, o
que teria feito o carro morrer.
Mas imagens da câmera onboard mostraram que o problema era com o botão, já que ele
havia sido apertado na hora.
TV - Treino oficial do GP do Japão
Globo, ao vivo, às 2h da madrugada
de amanhã
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