São Paulo, segunda-feira, 03 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time da capital bate o Botafogo com dificuldades e abre cinco pontos sobre os vice-líderes do Grupo 5
Sem brilho, Palmeiras vence e dispara

da Reportagem Local

Com um futebol burocrático e sem brilho, o Palmeiras venceu o Botafogo por 2 a 1, ontem à tarde, no Parque Antarctica, e disparou na liderança do Grupo 5 do Campeonato Paulista de 2000.
Agora, o time de Luiz Felipe Scolari soma 11 pontos, contra seis dos vice-líderes Rio Branco e União São João.
Como apenas os dois primeiros de cada grupo se classificam para a terceira fase do Estadual, o Palmeiras praticamente garantiu a vaga, barrando o "avanço caipira" que ameaçou a equipe da capital no início da competição, quando chegou a ficar em terceiro.
Em um jogo bastante fraco tecnicamente, o destaque foi o atacante Marcelo Ramos, autor dos dois gols palmeirenses.
A ausência de um jogador habilidoso no meio-campo fez com que o time do Palmeiras tivesse dificuldades para armar lances de perigo ao gol do Botafogo.
Sem Alex, machucado, Scolari montou um meio-campo forte na marcação, mas sem criatividade alguma. Galeano, Rogério e César Sampaio pouco faziam na armação de jogadas, apelando muitas vezes para lançamentos e "chutões" para frente.
Para minimizar esse problema, Scolari chegou a inverter as posições de Rogério e Arce. O paraguaio, mais habilidoso, daria mais criatividade ao setor. A alteração tática, no entanto, não surtiu o efeito esperado.
A única alternativa para entrar na área do time de Ribeirão Preto eram as jogadas pela lateral, principalmente na esquerda, com os avanços de Júnior.
E foi dessa maneira que o Palmeiras abriu o placar, aos 35min do primeiro tempo. Júnior avançou pela esquerda e cruzou. A zaga botafoguense desviou, e a bola sobrou para Galeano, que cabeceou para o meio. Na confusão, Marcelo Ramos subiu livre e só escorou, sem goleiro, para marcar seu segundo gol pelo Palmeiras.
O Botafogo até criava algum perigo nos contra-ataques, mas pecava na hora da finalização. Jajá e Luciano Ratinho desperdiçaram pelo menos três boas oportunidades na primeira etapa.
O Palmeiras ampliou aos 7min do segundo tempo. Rogério arriscou de fora da área, mas a bola parou na zaga do time do interior. Da entrada da área, Marcelo Ramos, com categoria, bateu firme, rasteiro e marcou seu segundo gol no jogo. A bola bateu na trave esquerda antes de entrar.
O time de Ribeirão ainda diminuiu, aos 25min. Adriano avançou pela esquerda, fintou o zagueiro Agnaldo e bateu forte, no alto, sem defesa para Marcos.
Depois de sofrer o gol, o Palmeiras foi sufocado pelos rivais e vaiado pela torcida, mas conseguiu manter o resultado que lhe garantiu a folga na classificação.
Para o jogo do próximo domingo, contra o Rio Branco, em Americana, Scolari não poderá contar com o volante Galeano, que levou ontem seu segundo cartão amarelo no torneio, depois de cometer falta violenta.


Texto Anterior: Corte decide hoje se devolve pontos à McLaren
Próximo Texto: Treinador quebra greve de silêncio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.