São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

Prefeitura de Paris prepara protesto para receber tocha

DA REPORTAGEM LOCAL

Não são só ONGs, monges e ativistas que aproveitam o percurso da tocha olímpica pelo mundo para protestar contra as violações de direitos humanos na China.
Bertrand Delanoe, prefeito de Paris, anunciou que, na próxima segunda, quando a capital francesa receberá a tocha olímpica, a prefeitura terá uma faixa com os dizeres "Paris defende direitos humanos no mundo todo".
O bicampeão olímpico de judô David Douillet disse que os portadores da tocha usarão um distintivo celebrando a liberdade de expressão.
Ele não revelou que mensagem que estará na insígnia, mas antecipou que é "um sinal conhecido por todos".
Do outro lado do Atlântico, políticos também se agitaram acerca de protestos.
Em Washington, 15 membros da Câmara dos Deputados norte-americanos (republicanos e democratas) pediram que o presidente George W. Bush desista de comparecer à cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 8 de agosto.
"Compartilhamos das preocupações pelo Tibete e outros temas, mas os esforços em proibir a participação dos EUA nesse evento não são o melhor caminho para lidar com eles", respondeu a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Katherine Starr.
Na Índia, Randhir Singh, secretário-geral da Associação Olímpica Indiana, revelou ontem que, após a Embaixada da China externar sua preocupação de a tocha ser alvo de protestos de tibetanos, optou-se por encurtar o trajeto por Nova Déli, no dia 17 de abril, em 66%.
Segundo Singh, houve ameaça de cancelar a passagem pela Índia, se o governo não garantisse a segurança. Vivem na Índia muitos refugiados, inclusive o dalai-lama, líder espiritual e político dos tibetanos no exílio.
Hoje a tocha desembarca em Istambul, na Turquia.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Saiba mais: Fifa proíbe tirar a camisa e usar máscara
Próximo Texto: F-1: Massa não tem mais curingas, diz Schumacher
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.