São Paulo, sábado, 03 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras exibe sua nova safra para poucos

Jogo sem apelo contra o Oeste, hoje, às 16h, terá a presença de cinco jogadores recém-promovidos das categorias de base do clube

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
Joãozinho, Gabriel Silva e Vinícius, que estreiam hoje no profissional do Palmeiras, que já está desclassificado do Paulista, contra o Oeste, no Parque Antarctica

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Vinícius, 16, Gabriel Silva, 18, Gualberto, 19, Joãozinho, 19, e Anselmo, 21, jogarão juntos pela primeira vez no profissional do Palmeiras, hoje, ante o Oeste. Pena que serão poucos os que presenciarão o fato inédito.
Como a equipe já está matematicamente fora das semifinais do Campeonato Paulista, espera-se um público reduzido no Parque Antarctica. Para piorar a situação, a partida acontece no meio de um feriado.
"Mesmo assim é uma chance imensa de começar um jogo", diz o zagueiro Gualberto, que fará sua quinta partida pelo clube, a quarta como titular.
Cada um deles já teve a oportunidade de se exibir, mesmo que por poucos minutos, para a torcida palmeirense. Nunca, porém, a garotada iniciou um confronto junta, como na época das categorias de base.
"A sensação é a de que você está voltando aos tempos do juvenil, aquele jogo com muita correria", diz o atacante Vinícius, o mais jovem na história do clube a vestir a camisa palmeirense como profissional.
O técnico Antônio Carlos vai aproveitar as duas partidas restantes do Estadual para testar seus meninos. Depois do Oeste, hoje, o time se despedirá da competição diante do Paulista, fora de casa, na quarta-feira.
"Alguns deles vêm tendo sequência desde o tempo do Muricy. Eles terão oportunidades hoje e provavelmente na quarta. São jovens, garotos de 16, 17 anos, e não podemos queimar etapas", afirma o treinador.
Apesar da pouca rodagem entre os veteranos, as promessas do Palmeiras já enfrentaram testes mais complicados durante o campeonato. Sem muitas opções no elenco, tanto Antônio Carlos quanto Muricy Ramalho, o treinador antecessor, recorreram aos garotos.
O meia-atacante Joãozinho, por exemplo, foi escalado como titular no primeiro clássico desta temporada, na derrota por 1 a 0 para o Corinthians.
"Quando a chance aparece, você precisa mostrar ao treinador que estará à disposição dele sempre que for preciso", diz ele.
Antônio Carlos fez questão de deixar claro a cada um que não se trata de "um teste definitivo". "Ele falou que vai me colocar porque confia em mim como em qualquer outro jogador daqui", afirma o lateral-esquerdo Gabriel Silva, uma das principais apostas da diretoria.
Inevitavelmente, a comparação com Neymar, Paulo Henrique Ganso e André, alguns dos meninos do Santos que têm encantado em 2010, passa pela cabeça dos jovens palmeirenses.
"O exemplo do Neymar é o mais recente. Todo mundo fala da garotada do Santos. Agora é a nossa vez, da garotada do Palmeiras", afirma Vinícius, com aquele destemor característico dos jogadores de sua idade.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.