UOL


São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Artilheiro do Brasileiro é a solução encontrada para a seleção fazer gols

Parreira convoca hoje Luis Fabiano para sair de jejum

Eduardo Knapp - 16.abr.03/Folha Imagem
Luis Fabiano, que será chamado pela primeira vez para a seleção


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo segundo ano seguido ninguém faz mais gols no Campeonato Brasileiro que o atacante são-paulino Luis Fabiano, 22.
O prêmio por isso sai hoje. O técnico Carlos Alberto Parreira vai chamar o jogador pela primeira vez para a seleção brasileira.
Neste ano, foram 27 gols em 28 jogos, média de quase um gol por partida. Luis Fabiano lidera a artilharia do Nacional isoladamente com 11 gols -em 2002, foi o goleador, ao lado de Rodrigo Fabri, ao marcar 19 vezes.
A convocação do são-paulino acontece no momento em que a seleção mais sente a falta de gols. Depois que Parreira assumiu a equipe pela terceira vez, o time realizou três partidas e marcou apenas um gol -de pênalti, na derrota para Portugal por 2 a 1.
Especialmente nos empates sem gols contra China e México, a seleção brasileira mostrou pouco poder ofensivo. Parreira chamou mais uma vez para o ataque Ronaldinho, do Paris Saint-Germain, e Adriano, do Parma.
Ronaldo, do Real Madrid, foi poupado e abriu espaço para Luis Fabiano, hoje o maior ídolo dos torcedores são-paulinos, que deixam agora outros selecionáveis, como Kaká, em segundo plano.
Parreira não corre o risco de perder o cargo no caso de insucesso na Copa das Confederações, mas as críticas pela falta de gols da seleção brasileira já causam certo mal-estar na comissão técnica que sucedeu o pentacampeonato.
O time ainda não venceu com Parreira. Depois do título na Ásia, só bateu a Coréia do Sul em um amistoso por 3 a 2, mas Zagallo dirigiu a equipe na ocasião.
Antes da Copa das Confederações, Parreira terá a chance de quebrar seu jejum em um amistoso contra a Nigéria, em Abuja.
O grupo que será completado hoje (dez jogadores que atuam no exterior já estão definidos) tentará na França manter em alta o prestígio do futebol brasileiro na primeira competição oficial da seleção depois do Mundial.
Com o corte de Roque Júnior, que se contundiu na final da Copa dos Campeões, aumentam as chances de o zagueiro corintiano Fábio Luciano ser chamado.
Pelo menos um goleiro será convocado -Marcos, após não viajar com o time para o México, tende a ser ignorado. Dois laterais deverão ser chamados -Kléber, do Corinthians, é um favorito.
No meio-campo, há várias vagas abertas, pois foram chamados poucos estrangeiros para o setor.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Zé Roberto deve ampliar a lista de cortados
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.