São Paulo, quarta, 3 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Azzurra' foi derrotada por 1 a 0, em Gotemburgo, no último amistoso preparatório antes da Copa
Itália perde amistoso para suecos na volta de Baggio

das agências internacionais

Na volta de Roberto Baggio à seleção, a Itália perdeu para a Suécia por 1 a 0, em Gotemburgo. Foi a última partida de preparação da "Azzurra" antes da estréia na Copa-98, dia 11, contra o Chile.
O gol da vitória sueca foi marcado aos 45min do segundo tempo, por Kennet Andersson. O atacante marcou de cabeça.
Baggio, convocado pelo técnico Cesare Maldini depois de três anos de ausência, formou dupla de ataque com Ravanelli, que chegou a acertar a trave, aos 21min do segundo tempo.
O técnico Maldini gostou da atuação dos jogadores, mas criticou o ataque. "Jogamos bem, ainda que estivéssemos um pouco fracos no setor ofensivo. A única coisa a lamentar foi o descuido da defesa no último minuto, que nos custou o gol", disse.
Maldini aproveitou para elogiar o atacante sueco. "Andersson, como sempre, demonstrou que é muito bom em jogadas aéreas."
Sobre o amistoso, disse que foi proveitoso. "Foi uma partida de preparação, uma boa oportunidade de fazer experiências para a Copa do Mundo."
Uma boa figura da seleção italiana na partida foi o goleiro Gianluca Pagliuca, que substituiu Peruzzi, cortado devido a uma contusão na panturrilha ("batata da perna"). Pagliuca salvou por duas vezes a seleção, evitando o gol sueco.
As duas equipes demonstraram cansaço durante a partida, que não apresentou muitos lances de emoção. O cansaço italiano deveu-se, principalmente, ao intenso treinamento de dez dias a que os jogadores estavam sendo submetidos.

Atuação discreta
O atacante Roberto Baggio teve uma atuação discreta em sua volta à seleção. Apesar de ter jogado o tempo todo, não levou perigo em nenhuma oportunidade ao goleiro sueco.
Roberto Baggio não jogava pela seleção italiana desde novembro de 94, em um amistoso contra a seleção da Albânia.
Depois de uma excelente temporada pelo Bologna no campeonato nacional, quando marcou 22 gols e ficou atrás apenas do alemão Bierhoff (27) e do brasileiro Ronaldinho (25) na artilharia do torneio, Baggio passou a interessar a equipes como o Arsenal, da Inglaterra, e Internazionale de Milão.
Agora, com a recuperação de Alessandro del Piero, que estava contundido, Roberto Baggio deve voltar para a reserva.
Na Copa dos EUA, Baggio foi o principal jogador da "Squadra Azzurra", mas acabou perdendo o pênalti que deu ao Brasil o título de tetracampeão do mundo.

Viagem
Depois da derrota, a Itália segue, na sexta-feira, para a França. A concentração da equipe em território francês será em Govieux, nos arredores de Paris.
Na Copa, a Itália estará no Grupo B, ao lado de Chile, Camarões e Áustria.
A Suécia não conseguiu se classificar para o Mundial da frança. Ficou em terceiro lugar no Grupo 4 das Eliminatórias da Europa, atrás de Escócia e Áustria. Só as duas primeiras seleções de cada grupo tinham chance de conquistar uma vaga para a Copa.
No último Mundial, nos Estados Unidos, em 1994, a equipe sueca perdeu para o Brasil por 1 a 0, nas semifinais, e ficou na terceira colocação, após vencer a Bulgária.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.