São Paulo, quarta, 3 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Nas duplas, ele joga raquete no juiz
Kuerten é eliminado por agressão

Ormuzd Alves/Folha Imagem
Gustavo Kuerten, eliminado em duplas do Aberto da França, por atirar raquete no árbitro, espera vôo em Paris


FERNANDA PAPA
enviada a Paris

O tenista Gustavo Kuerten, 21, foi desclassificado da chave de duplas do Aberto da França, em Roland Garros, Paris, por arremessar sua raquete contra o juiz de cadeira Bruno Rebeuh.
A raquete atingiu um torcedor que acompanhava a partida.
Segundo o juiz-geral do Aberto da França, Gilbert Ysern, Kuerten deverá ser multado por sua atitude. Ele disse também que o brasileiro pode perder os pontos conquistados no torneio, o que o faria cair mais no ranking mundial depois da eliminação precoce na chave de simples.
Ontem, Kuerten jogou, ao lado do compatriota Fernando Meligeni, partida das quartas-de-final do torneio de duplas, contra Patrick Rafter (Austrália) e Jonas Bjorkman (Suécia).
Kuerten tentou agredir o juiz no final do primeiro set, em que os brasileiros perderam por 7/6 (7/5).
Kuerten e Meligeni irritaram-se com o juiz de cadeira, que não estaria dando muita atenção às reclamações deles.
O clima piorou quando a dupla brasileira perdia por três games a cinco, e o juiz deu ponto para a dupla adversária para em um saque de Patrick Rafter que os brasileiros reclamaram ter sido fora.
Tensos, Kuerten e Meligeni seguiram na série, que foi fechada no tie-break. Antes do início do segundo set, houve a tentativa de agressão, que resultou na desclassificação de Kuerten e na eliminação da dupla brasileira.
Duas horas e meia depois de ter entrado em quadra, Kuerten estava no aeroporto de Paris, com o irmão Rafael, para voltar ao Brasil. "Agora é esquecer que fui desclassificado e continuar desempenhando meu melhor tênis", disse.
Kuerten pegaria o mesmo vôo em que o atacante Romário, cortado ontem da seleção brasileira, deveria embarcar.

Desculpa
"Joguei a raquete na cadeira, como sempre faço, mas ela decolou e passou por cima do juiz", disse Kuerten. "Ainda bem que ele estava atento e desviou".
O tenista afirmou que tentou pedir desculpas ao juiz, mas sabia que seria desclassificado. "Se pudesse voltar atrás, jamais teria feito isso, é a primeira vez que perco dessa maneira", desabafou.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.