São Paulo, quinta, 3 de junho de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa adia decisão de sede de Mundial

SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio

A Secretaria Estadual de Ação Social, Esporte e Lazer do Rio comemorou ontem, antecipadamente, a conquista da organização do primeiro Mundial de clubes da Fifa pelo país, mas teve que voltar atrás.
Ontem, a entidade máxima do futebol mundial anunciaria o país escolhido para realizar a competição. A decisão oficial foi adiada para segunda-feira. A reunião será na cidade do Cairo, no Egito.
A situação constrangedora foi protagonizada pelo órgão estadual depois de o secretário Antônio Pitanga receber de manhã um telefonema do presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, anunciando a vitória do país por unanimidade no pleito, de acordo com a assessoria de imprensa da secretaria. Teixeira participava da reunião da Fifa na qual seria escolhida a sede.
Logo após o telefonema de Teixeira, Pitanga convocou uma entrevista coletiva para as 15h para falar sobre os detalhes da realização do evento no Rio.
No começo da tarde, um novo telefonema do presidente da CBF cancelou a entrevista coletiva.
Dessa vez, o dirigente deu outra versão. Teixeira avisou que os representantes da Arábia Saudita, país que também tenta realizar o torneio, recorreram da decisão da Fifa. A entidade aceitou o recurso e adiou a decisão.
"O que fiquei sabendo é que o Brasil venceu, mas não levou", disse Pitanga. "Agora, temos que esperar o resultado do recurso", acrescentou o secretário.
De acordo com Pitanga, uma nova comissão da Fifa vai decidir o país que realizará a competição.
Além do Brasil, a Arábia Saudita, o México e o Uruguai tentam organizar o torneio.
Ontem, a Folha tentou ouvir o presidente da CBF e os assessores de imprensa da entidade sobre o assunto, mas não conseguiu falar com eles.
O primeiro Mundial de clubes será realizado em janeiro próximo. A competição reunirá oito clubes (os campeões das seis confederações internacionais, um representantes do país-sede e o último vencedor do Mundial interclubes). Será a primeira vez que a Fifa vai organizar o torneio.
No projeto feito pela CBF, duas cidades do país vão realizar o torneio (Rio de Janeiro e São Paulo).
No Rio, os jogos seriam realizados no Maracanã. Em São Paulo, as partidas seriam disputadas no Morumbi, de acordo com Pitanga.
A competição faria parte da festa de 50 anos do Maracanã. O estádio foi inaugurado em 1950 para a disputa da Copa do Mundo no país.
Para abrigar a competição, o Maracanã terá que sofrer uma grande reforma. Segundo a Secretaria Estadual de Ação Social, Esporte e Lazer, deverão ser gastos cerca de R$ 60 milhões.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.