São Paulo, segunda-feira, 03 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro prefere permanecer em Londres até quarta, de onde seguirá para a Austrália para disputar a Copa Davis
Kuerten troca Brasil por treino na grama

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten decidiu mudar de planos. Não deve retornar ao Brasil como previra anteontem ao ser eliminado na terceira rodada do Torneio de Wimbledon. Assegurado como número um do mundo, independentemente do resultado final da competição, ficará em Londres até quarta-feira.
Pretende recuperar-se de um resfriado -a que atribuiu como um das causas de sua derrota- e, se possível, manter os treinos intensivos em quadra de grama para o confronto com a Austrália, pela semifinal da Copa Davis.
Seguirá, na quarta, para Brisbane, na costa leste australiana, sede das partidas entre os dias 14 e 16.
""Ia ser muito cansativo. Chegaria no Brasil e três dias depois já estaria tendo que viajar. Preferi ficar aqui para me recuperar e até treinar", disse Kuerten.
O brasileiro perdeu anteontem para o alemão Alexander Popp, por 3 sets a 0 (7/6, 6/2 e 6/1). Era a quarta participação de Kuerten no torneio, o mais tradicional do mundo -e que tem como piso a grama. Seu melhor resultado ocorreu em 1999: chegou às quartas-de-final -vencendo quatro rivais. Nos anos anteriores, caiu logo na estréia.
Com 520 pontos (somou 15 no torneio), não poderá ser superado por nenhum dos concorrentes que permanecem em Wimbledon. Estará sob ameaça durante a Davis -Magnus Norman, hoje segundo colocado 27 pontos atrás, poderá disputar dois torneios da ATP enquanto o brasileiro se dedicar ao evento de nações.
Em toda a carreira profissional, Kuerten participou de 12 partidas em grama, acumulando seis vitórias e seis derrotas. Fez duas partidas em 1997 (perdeu ambas), mais duas em 1998 (duas derrotas), cinco no ano passado e mais três nesta edição de Wimbledon.
Pela ordem, este ano no torneio inglês, o brasileiro enfrentou o norte-americano Chris Woodruff, 57º do mundo, por 3 sets a 1. Depois, superou, por 3 a 0, o sul-africano Justin Bower, 509º do ranking de entradas (nem figura na Corrida dos Campeões), rival com pior posto a quem encontrou desde sua consagração, em 1997.
Batido por Popp, 153º do ranking que considera os resultados da atual temporada, o brasileiro elogiou a performance do alemão, mas justificou o resultado em grande parte a seu estado físico. ""Ele jogou bem e mereceu vencer. Eu não estava forte, me senti cansado. Peguei um resfriado no começo do torneio e não sarei. Tive febre e sentia dores por todo o corpo", comentou.
Dos convocados para a Davis, ele e Jaime Oncins foram os que mais avançaram em Wimbledon.
Atuando na chave de duplas, em parceria com o tcheco Cyrill Suk, Oncins está na terceira rodada - e voltará à quadra na manhã hoje. Jogará ao lado de Kuerten durante a Copa Davis.
Fernando Meligeni perdeu na partida de estréia para o sueco Thomas Johansson (3 sets a 1). Mesma sorte teve André Sá, que, especialista em quadras rápidas, disputa posto com Meligeni na equipe. Sá foi eliminado (3 a 2) pelo britânico Arvind Parmar.
Kuerten disputará três partidas na Davis, duas de simples e a de duplas. O outro jogador de simples, que disputará outros duas partidas, ainda não está definido.
Em Wimbledon, a equipe australiana dá mostras de seu poderio: sofreu somente uma baixa: Lleyton Hewitt, 19, caiu na estréia.
Ex-número um do mundo, Patrick Rafter parece finalmente recuperado de uma cirurgia no ombro, em novembro. Arrebatou o título em Hertogenbosch, na Holanda, e já está nas oitavas-de-final do Grand Slam inglês.
Outro membro, Mark Philippoussis, venceu anteontem o holandês Sjeng Schalken, por 3 a 2 (20 a 18 no tie-break do último set, recorde no evento londrino desde 1968), e também está nas oitavas.
Uma vitória sobre a Austrália, na grama, admite Gustavo Kuerten, seria uma proeza.
""A gente vai para lá como zebra. Não precisaremos de uma, mas de três zebras. Só que a coisa se resolve na quadra", disse.


Texto Anterior: Comemoração inclui "donuts" e hino à capela
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.