UOL


São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Modalidade ficou fora dos Jogos em seis ocasiões

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é de hoje que o futebol despreza os Jogos Pan-Americanos. Nas 13 edições já realizadas do evento, o futebol brasileiro não participou de seis.
Na maioria dos casos, a ausência aconteceu simplesmente pela falta de interesse da CBF, de forma isolada ou em companhia de outros países sul-americanos (como nas edições de 1991 e 1999).
A relutância dos cartolas da bola em participar do Pan custa caro no quadro de medalhas.
Nas sete vezes em que disputou a competição, a seleção masculina ficou com o ouro em quatro oportunidades e com a prata em outras duas.
O único fiasco aconteceu em 1995, quando o país mandou uma equipe bastante jovem e acabou eliminado por Honduras nas quartas-de-final.
O Pan também serviu como plataforma de lançamento para futuros craques. No time que ganhou a medalha de prata em 1963, brilhavam Jairzinho e Carlos Alberto Torres, campeões mundiais depois, em 1970, no México.
Na conquista do último ouro brasileiro no futebol em Pans, na edição de 1987, estavam no time Taffarel, Ricardo Rocha e Raí, membros do grupo que ganhou a Copa de 1994. (PC)


Texto Anterior: Pan 2003: "Anti-Pan", futebol masculino estréia
Próximo Texto: Juvenis do vôlei estréiam com aval do técnico para curtir badalação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.