São Paulo, quarta-feira, 03 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

ponte aérea

Brasileiro-2011 mostra pleno domínio de paulistas e cariocas por título e vaga na Libertadores, reacendendo a supremacia histórica do 'eixo'

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

Os dois Estados que historicamente dominam o Campeonato Brasileiro estão fazendo desta atual edição um autêntico remake do saudoso Torneio Rio-São Paulo.
Com 13 rodadas disputadas, o Nacional revela uma supremacia dos times paulistas e cariocas por título e vaga na Libertadores digno dos áureos tempos de pleno domínio das duas forças.
Basta olhar a tabela: os seis primeiros colocados são de São Paulo e Rio de Janeiro.
A sétima colocação é do "intrometido" Internacional; imediatamente atrás vem o embalado Botafogo, seguido de perto pelo Fluminense.
Na ponta da tabela, Corinthians e Flamengo duelam pela liderança em uma disputa que mobiliza mais de 40 milhões de torcedores.
Sem falar que os dois únicos brasileiros classificados para o torneio continental de 2012 são Vasco e Santos, atuais campeões da Copa do Brasil e da própria Libertadores.
O Santos, por sinal, se dá ao luxo de usar o Nacional como treinamento para o Mundial do Japão, em dezembro.
Além da própria classificação do campeonato, paulistas e cariocas também dominam a maior parte dos fundamentos da competição.
O melhor ataque é flamenguista. A melhor defesa, corintiana. Ninguém dribla mais do que o Botafogo. Os são-paulinos têm a melhor pontaria nos chutes, e a defesa que menos sofre finalizações é a do Palmeiras.
Há um mês, quando o domínio da competição era exclusivamente paulista, o técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, já previa um avanço das equipes cariocas.
"Após as primeiras colocações, quem aparece são os cariocas. Até o final do Brasileiro, estarão em igualdade conosco", alertou. Mas a polarização dos dois Estados não se restringe à atual edição.
Os números impressionantes do Brasileiro vigente são uma amostra de como paulistas e cariocas se deram bem com a implantação do sistema de pontos corridos.
A última vez que alguém de fora do "eixo" ganhou o Nacional foi em 2003, com o Cruzeiro, na edição de abertura do novo sistema.
Os dois últimos campeonatos foram vencidos por cariocas (Flamengo e Fluminense). Os cinco anteriores pertenceram a São Paulo (três vezes), Corinthians e Santos. A sequência de sete títulos seguidos igualou uma marca do passado, quando os dois Estados venceram todos os Nacionais de 1989 a 1995.
Com tantas rodadas até o fim, é possível que outros times entrem na luta por título e Libertadores. Mas é difícil imaginar que tirarão de Santos x Flamengo o posto de jogo mais espetacular deste Nacional -um 5 a 4 digno daquele Torneio Rio-São Paulo.

Colaborou SANDRO MACEDO, de São Paulo



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Cinco maiores torcidas do país dominam tabela
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.