São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos joga sua 12ª chance de sair do fundo

Contra o Vitória, na Vila Belmiro, time busca sair da zona do rebaixamento pela primeira vez desde a quinta rodada do Brasileiro

RICARDO VIEL
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

Adversário do Santos desta noite na Vila Belmiro, o Vitória é o responsável pelo começo do sofrimento santista neste Brasileiro. No dia 6 de junho, pela quinta rodada do primeiro turno, os baianos venceram por 1 a 0 e colocaram o time do litoral paulista na zona da degola.
Desde então, o Santos padece nas últimas quatro posições da tabela. Já são 19 rodadas entre os "rebaixáveis", sendo que em 11 delas a equipe teve a oportunidade de abandonar os últimos lugares, porém fracassou em todas as tentativas.
A Vila Belmiro terá papel crucial no objetivo santista de permanecer na elite do futebol na próxima temporada. Quatro das próximas cinco partidas do clube serão em casa.
"Mesmo se tratando de jogos na Vila, sabemos que são adversários difíceis. Jogamos em nosso campo, com o apoio da torcida, e as chances de vencer são maiores, mas não podemos achar que será fácil", disse o treinador Márcio Fernandes.
O Santos é o pior mandante do Nacional. Cinco das 11 chances de sair do rebaixamento foram na Vila. Na 17ª rodada, por exemplo, um empate com o Coritiba, era o suficiente. Mas Keirrison marcou três vezes e aumentou o buraco santista.
A incompetência do time não é o único motivo para a permanência na zona de descenso. A 13ª rodada é exemplo da falta de colaboração dos rivais diretos. Em casa, o Santos bateu o Sport, mas Goiás, Fluminense e Ipatinga (também na degola à época) também triunfaram.
Para o técnico santista, a chave para, enfim, sair da situação em que se encontra é pensar grande. "Mostro para os jogadores a posição que ocupamos e aonde temos que chegar. Pensando sempre em chegar à Copa Sul-Americana. Mesmo se não conseguirmos, pensando assim sairemos da zona de baixo", disse Márcio Fernandes.
Hoje à noite, para pôr fim ao pesadelo, o Santos precisa vencer e torcer para que três das equipes que estão logo acima na tabela -Portuguesa, Náutico, Atlético-PR e Fluminense- tropecem na rodada.
Para a partida desta noite, o Santos não poderá levará a campo o lateral Kléber, que está na seleção. Já o meia Michael, que sofreu uma pancada no joelho, é dúvida.

NA TV - Santos x Vitória
Globo (para BA) e Band (menos Rio e Santos), ao vivo, às 22h



Texto Anterior: Sem choro, Aloísio sai e deixa coração
Próximo Texto: Tampão: Sem Kléber, time crê em novatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.