São Paulo, Domingo, 03 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Com gol de Marcelinho, time, que não vencia há quatro jogos, se reabilita e piora a situação de rival
Corinthians derrota Lusa e alivia crise

MAÉRCIO SANTAMARINA
da Reportagem Local

O Corinthians conseguiu aliviar sua crise, se reabilitando no Campeonato Brasileiro ontem à tarde, no Canindé, com a vitória de 1 a 0 sobre a Lusa, e acabou complicando ainda mais a situação do adversário, que faz a sua pior campanha no torneio na década de 90 -está em antepenúltimo lugar, com 12 pontos em 13 jogos.
De volta à liderança isolada do Brasileiro-99, com 28 pontos em 13 jogos, os corintianos chegaram à 11ª vitória sobre os lusos desde 1971. Em 21 partidas disputadas, a Lusa perdeu cinco e outras cinco terminaram empatadas.
A Lusa iniciou o jogo tentando pressionar ao máximo. Logo aos 20 segundos, criou a primeira chance de gol. Leandro foi lançado na área e cabeceou para defesa de Dida. Aos 3min, após cobrança de falta de Alexandre, Aílton deu novo susto no goleiro corintiano, chutando a bola de virada.
Mas, com a apoio de sua torcida, que ocupava quase todo o Canindé, o Corinthians conseguiu superar essa pressão e passou a dominar após sua primeira oportunidade de abrir o placar, aos 9min, em cruzamento de Marcelinho para Edílson na área. Edílson chutou fraco, e Adinam defendeu.
Marcelinho, aos 13min, levou novo perigo ao gol da Lusa, com uma batida forte, com efeito, em cobrança de falta. Adinam quase deixou a bola passar.
O domínio corintiano, no entanto, não se convertia em gol devido à forte marcação adversária. As únicas oportunidades eram em chutes de longa distância.
O Corinthians marcou o seu gol aos 31min, com um gol de cabeça de Marcelinho. Edu, que substituiu Rincón, suspenso, cruzou da esquerda. A bola passou por Simão, e Marcelinho conseguiu subir antes de Émerson, cabeceando no canto direito de Adinam.
Mostrando que realmente estava com os nervos no lugar, diferentemente dos últimos jogos, o Corinthians manteve a superioridade no segundo tempo, enquanto a Lusa tinha como opção os contragolpes.
O time do Canindé logo teve duas boas chances: aos 13min, com uma cabeçada de Aílton, defendida por Dida, e aos 14min, com chute da grande área de França, que acabara de entrar no lugar de Alexandre Chagas.
Após perder três oportunidades seguidas, os corintianos começaram a se intimidar.
Nenê impediu o empate, aos 25min, tirando uma bola em cima da linha do gol, chutada por Alexandre. Dida já estava batido.
Para complicar ainda mais para o Corinthians, Edu foi expulso dois minutos depois, devido a uma falta em Leandro.
O técnico Oswaldo de Oliveira colocou volante Marcos Senna no lugar de Luizão para tentar segurar o resultado. Edílson, que voltava de contusão, foi trocada por Dinei. Com o risco que o Corinthians passou a sofrer -a Lusa teve pelo menos outras cinco chances de empatar-, Ricardinho, ofensivo, foi substituído pelo zagueiro Luciano.


Texto Anterior: Piloto destruiu recordes históricos da Indy
Próximo Texto: Atlético-PR vira jogo e derrota Guarani em Campinas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.