São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Bomba em Madri
Ronaldo iniciou entendimentos para se transferir do Real Madrid para um outro clube europeu. A proposta, que dobra o já vultoso salário do atacante (cerca de 7 milhões anuais), balançou as estruturas do craque. A negociação pode se estender até o meio do ano.

Fogo no Bernabéu
Um facilitador da saída é a relação de Ronaldo com a torcida "merengue". O artilheiro não engole o fato de, apesar dos 30 gols na temporada, não ser um ídolo inconteste no clube -como ocorre com Raúl. Por outro lado, gosta da Espanha e, ao lado de tantos astros, tem mais chances de ganhar a Copa dos Campeões, título que lhe falta.

Paris em chamas
O ex-marido de Milene Domingues passou o Réveillon na capital francesa. Na companhia de uma modelo espanhola.

Bumbo
A CBF vai abusar da publicidade em 2004. Veiculará comerciais enumerando o que considera seus feitos recentes: manutenção da fórmula do Brasileiro, divulgação da tabela de 2004 com quatro meses de antecedência e os títulos da seleção.

Intercâmbio
Mesmo disposta a aumentar sua exposição publicitária, a confederação não vai gastar muito. Aproveitará espaço na TV Globo, permuta prevista em contrato com a emissora.

Corvos da Vila
Tem diretor no Santos apostando que Leão não dura até o meio do ano no clube. É que a conquista do Paulista virou obsessão para o presidente Marcelo Teixeira. Os agourentos dizem que, se perder, o técnico sai.

Parceria antiga
Partiu de Luxemburgo a iniciativa de sondar Rivaldo para jogar no Cruzeiro. O técnico, que trabalhou com o meia-atacante no Palmeiras e na seleção, ligou para amigos da CBF pedindo o telefone do ex-pupilo.

Casual
Apenas o zagueiro Alex, do Santos, não vestiu terno e gravata na viagem da seleção sub-23 ao Chile. Os colegas tiraram um sarro, perguntando se ele estava de férias. ""Só usei gravata na primeira convocação. Ela me aperta muito. Tô fora", disse Alex.

Teia de aranha
Lançada em 2002, mas inativa até o momento, a Comissão Nacional Antidoping tem sua primeira reunião marcada para a terceira semana de fevereiro. Na pauta do encontro está a resolução que deverá ser enviada ao Conselho Nacional de Esporte e que substitui a portaria 531, que atualmente rege a matéria.

Cadeiras
O PT trabalha para que fique com o seu aliado PMDB a presidência da comissão especial do Estatuto do Desporto na Câmara. Mas, com quatro cadeiras no grupo, o mesmo número dos tucanos, os peemedebistas têm menos chance de ficar com o posto que o PFL, que terá cinco cadeiras. O PT, com seis assentos, já detém a relatoria.

Na estrada
A comissão vai promover cinco seminários, um em cada região do país, para debater o texto do estatuto. Os encontros começam no mês que vem.

Amigo da velocidade
Criticado até por aliados pelo excesso de viagens no primeiro ano de gestão, o ministro Agnelo Queiroz trocou o avião pelo carro na folga de fim de ano. Ao volante, conduziu a família para o Réveillon em Florianópolis.

Peso novo
A Penalty é a nova fornecedora das bolas da Liga Futsal, em substituição à Umbro. Pagará R$ 330 mil -venceu concorrência com a Dal Ponte, que ofereceu R$ 215 mil. A empresa inglesa, que tinha direito de preferência, abriu mão da disputa.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), sobre o novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva:
- O código traz punições para atletas, técnicos e árbitros. Só esqueceram as punições para os dirigentes corruptos.

CONTRA-ATAQUE

Sir Faultless

Há inúmeras formas de um árbitro impor sua autoridade em campo. Os experientes conseguem intimidar os atletas somente com olhares ou gestos. Principiantes se enervam com facilidade e partem para o grito, tornando o jogo tenso.
Apelidos surgem a partir dos modos dos juízes em campo. O carioca Jorge Emiliano, homossexual assumido, que apitava com trejeitos efeminados, era "Margarida". O paulista Oscar Roberto Godói foi chamado de "Unha de Cavalo", por causa de seu rigor disciplinar.
E há os que trazem suas qualidades desde o berço. Como o escocês Edward Charles Faultless, cujo sobrenome quer dizer "sem faltas". Ele apitou dois jogos na Copa de 54, na Suíça (Brasil 1 x 1 Iugoslávia e Áustria 7 x 5 Suíça). Nenhum jogador foi expulso nas partidas.


Próximo Texto: Seleção sub-23 é sub-21
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.