São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Lista completa conta com 301 times de 83 países

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao longo dos tempos muitas foram as disputas interclubes, mas poucas se fixaram no calendário internacional e ganharam respeito.
O Ranking Folha do futebol mundial, que conta com 301 clubes de 83 países, leva em conta apenas os torneios internacionais que tiveram alguma sequência ou uma significativa relevância para as suas respectivas regiões.
Os critérios de pontuação e de exclusão de disputas (Copa Ouro, Masters da Supercopa e Masters da Conmebol não são computadas, por exemplo) seguem os moldes do ranking nacional publicado no domingo passado.
Todos os continentes registram uma nobre competição, que é mais bem cotada.
Há pesos diferentes para as regiões. As competições nos continentes em que o futebol é mais desenvolvido (Europa e América do Sul) oferecem, assim, mais pontos. A Oceania, que luta para ter torneios continentais regulares, fica menos cotada.
Disputas nacionais ou estaduais são ignoradas no ranking, que dá pontos para campeões e vices, assim como o ranking nacional.
A Folha destacará anualmente os cem melhores da lista, que usa nomes atuais de vários times (o Esteghlal, do Irã, por exemplo, ganhou pontos quando era chamado de Taj Club). (RBU)


Texto Anterior: Futebol: Novo ranking mundial abre caça ao Real
Próximo Texto: Temporada destaca emergentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.