São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Olimpíada juvenil acolhe inovações

DA REPORTAGEM LOCAL

No embalo das novidades implementadas pelas federações internacionais para as modalidades olímpicas, o mais novo evento de grande porte voltado para atletas jovens anunciou formas inéditas para a disputa de alguns dos 26 esportes confirmados no seu programa oficial.
Os Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados pela primeira vez em 2010, em Cingapura (Ásia), e contarão só com atletas na faixa etária de 14 a 18 anos, terão, entre outras "invenções", equipes mistas no ciclismo e no tênis de mesa e revezamento nas provas de pentatlo moderno e de triatlo.
A intenção, de acordo com os organizadores, é fazer com que os Jogos, que devem contar com cerca de 3.500 atletas, tenham uma dinâmica bastante atrativa aos jovens.
A Fiba (Federação Internacional de Basquete), ao tomar conhecimento da intenção do COI (Comitê Olímpico Internacional) de criar a Olimpíada da Juventude, competição que acontecerá a cada quatro anos, tratou de bolar uma nova forma de jogo.
Criou o "33 Basketball", cujas regras determinam que cada equipe tenha somente três jogadores em quadra e um reserva, que o jogo funcione com uma única cesta e que a quadra seja reduzida pela metade. A duração da partida também é menor em relação à adotada no basquete tradicional olímpico: será jogada em três tempos de cinco minutos cada etapa.
O COI abraçou e incentivou o novo conceito, que já consta da programação.
Todas as disputas do evento, que tem forte apelo para a TV, acontecerão em Cingapura.0 (GB)


Texto Anterior: Regras mudam esportes na entressafra de recordes
Próximo Texto: Natação: Novos blocos aguardam aval
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.