UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de fevereiro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Meio-campo
Conselheiro do Corinthians e torcedor fanático do time, José Genoino, presidente nacional do PT, foi o articulador da homenagem que o clube fará a Lula hoje em Brasília. A comitiva corintiana será recebida às 17h e entregará ao presidente uma camisa personalizada.

Ocasião
Genoino, que estará no encontro, é amigo do conselheiro e diretor de futebol amador Andres Sanchez. Foi ele quem pediu ao político para intermediar a visita. Fez o pedido domingo retrasado, quando o presidente do PT foi votar nas eleições do time.

Em família
A comitiva corintiana terá quatro integrantes: Sanchez, o presidente Alberto Dualib, o vice Roque Citadini e Carla Dualib, neta do presidente, que cuida do marketing do clube.

Antes tarde...
Embora Lula, tão ou mais fanático pelo Corinthians que Genoino, tenha falado no time várias vezes na campanha e depois de eleito, o clube demorou para homenageá-lo. O Náutico, time do presidente em PE, fez sua festa para ele em novembro.

Da casa
Dos titulares do Corinthians, só Vampeta e Gil aceitaram desfilar na apresentação da nova camisa do time. Os dois têm contrato com a multinacional americana. Gil renegocia seu acerto com a Nike -que deve torná-lo garoto-propaganda da marca dentro e fora de campo.

Como antigamente
Irritado com a disputa entre Globo e SBT pelo Paulista -que tem deixado os clubes sem dinheiro da TV até agora, o presidente do São Paulo, Marcelo Portugal Gouvêa, radicalizou: sugeriu um torneio em que a receita dos clubes viria apenas da bilheteria. E sem televisão.

Mordida
Apesar da promoção que fez da exibição de Ituano x Guarani, no sábado, a Globo perdeu no ibope para o SBT, que não pôde mostrar o Paulista, nos 26 minutos iniciais do jogo (16 a 7, na média) e exibia o filme "A Lenda do Homem Crocodilo".

Sede zero
O vereador Celso Jatene (PTB-SP) enviará hoje requerimento à administração do Pacaembu solicitando cópia do contrato de concessão dos bares do estádio. Ele alega que, no jogo Juventus 0 x 1 Santos, anteontem, a maioria dos bares estava fechada.

Espião manjado
O gerente de futebol do Flamengo, Jairo dos Santos, foi convidado por Parreira e Zagallo para seguir como espião da seleção. Prestador de serviço na CBF, estava desligado da função desde a Copa. E, se ficar até 2006, irá a seu oitavo Mundial.

Na mesma
O espião prepara um "dossiê" sobre a China, adversária da seleção no dia 12. Como o Brasil já pegou os chineses na Copa, Santos diz que só atualizará ligeiramente o material de 2002. Ele vai ter trabalho duro só nas eliminatórias, no segundo semestre.

Sem rumo
Edílson rompeu contrato com o Kashiwa Reysol (Japão). Deve voltar ao Flamengo, que tem os direitos do atacante. O problema é que o clube carioca diz que não tem dinheiro para pagar os altos salários de Edílson - R$ 120 mil mensais. O Corinthians adoraria tê-lo de volta, mas também alega falta de dinheiro.

Bola e tesoura
Os primeiros embaixadores da Copa da Alemanha, que aparecem no boletim inaugural do comitê organizador, são das áreas do esporte e da moda: o piloto Michael Schumacher, o ex-tenista Boris Becker, o técnico e ex-jogador Rudi Voller, a modelo Claudia Schiffer e o estilista Karl Lagerfeld.

Em ação
O Coritiba vai virar clube-empresa. O clube procurou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em SP, para emitir R$ 10 milhões em ações preferenciais.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do jornalista Juarez Soares, que deixará o PT após se dizer desprezado pelo partido na composição do Ministério do Esporte, sobre o papel do PC do B na pasta:
- Já não basta o que aconteceu na Prefeitura de São Paulo [cuja Secretaria de Esporte é comandada pelo PC do B], que tudo foi entregue a eles. Querem agora dominar o ministério.

CONTRA-ATAQUE

Minha sogra é a melhor do mundo

Principal competição de ciclismo do mundo, a Volta da França virou sinônimo de problemas com doping nos últimos anos.
Dentre os casos comprovados e os suspeitos, nenhum supera a história do ciclista lituano Raimundas Rumsas, que terminou em terceiro lugar em 2002.
O resultado chamou a atenção dos organizadores -ele contava 30 anos e vinha de uma ascensão rápida desde 1999.
A comprovação do doping só veio quando a mulher de Rumsas foi pega no aeroporto com uma mala cheia de drogas para aumentar a performance.
A descoberta fez a polícia francesa realizar uma batida no hotel da equipe de Rumsas.
Nada mais foi encontrado, mas as pílulas achadas na bagagem eram suficientes para suspender o ciclista. Sua mulher bem que tentou defendê-lo, dizendo que aquilo era remédio para sua sogra. A polícia, claro, não acreditou:
- As doses eram suficientes para uma equipe inteira. Se minha sogra tomasse sozinho tudo aquilo, vencia com folga a Volta, ironizou um investigador.


Próximo Texto: Libertadores vê Brasil x altitude
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.