UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Maconha anulou resultados e já cassou títulos

DA REPORTAGEM LOCAL

Os casos de doping por drogas sociais, especialmente a maconha, registrados em diversas modalidades já foram responsáveis por desde a anulação de resultados de competições esportivas à cassação de títulos de campeões mundiais.
A vitória do ex-campeão dos pesos-pesados Mike Tyson sobre o polonês Andrew Golota, em 2000, foi alterada para ""sem decisão" por ""Iron" Mike ter fumado maconha antes da luta.
O piloto tcheco Tomas Enge teve o título da F-3000 cassado no ano passado porque um exame apontou uso de maconha antes do GP da Hungria.
Em 1998, o nadador norte-americano Gary Hall Jr. foi punido com três meses de suspensão por causa de reincidência no uso de maconha. Ele já havia testado positivo antes da Olimpíada de Atlanta-96, em que ganhara quatro medalhas.
Mesmo suspenso, Hall nadou na época uma etapa da Copa do Mundo, após obter na Justiça decisão contra a suspensão.
Em 2001, o atacante ganês Ibrahim Tanko foi dispensado pelo Borussia Dortmund depois de os exames terem mostrado que ele usara maconha.
Na NBA, já houve casos em que atletas testaram positivo para a droga. A liga determina que esse atleta deve passar por um programa de reabilitação.

Texto Anterior: Vôlei: Giba recebe "pena mínima" por doping
Próximo Texto: Doping: Pena seria exclusão dos Jogos COI usa intimidação para aprovar código
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.