São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wimbledon revê reinado das Williams após 5 anos

Serena pára zebra chinesa e volta a enfrentar a irmã na final do torneio inglês

"É cada Williams por si", disse Venus, que se irritou com declaração de rival russa de que o resultado seria uma decisão da família


DA REPORTAGEM LOCAL

A fase era tão boa que Richard Williams, pai de Venus e Serena, gabava-se de que a sigla WTA (Associação das Tenistas Mulheres) deveria ser Associação de Tênis das Williams.
As irmãs ocupavam as duas principais posições do ranking mundial e vinham decidindo os Grand Slams entre elas.
O último torneio monopolizado pelas irmãs foi Wimbledon-2003. Nas temporadas seguintes, o domínio da família ruiu, mas agora as Williams voltam a ser o centro das atenções na grama londrina.
"É ótimo. É um novo começo para a gente", afirmou Serena após bater a grande surpresa do torneio, a chinesa Jie Zheng, por 2 sets a 0 (6/2 e 7/6).
Primeira tenista de seu país a alcançar as semifinais de um Grand Slam, a chinesa disse ter ficado satisfeita com o desempenho. "O serviço dela é muito poderoso para mim, especialmente na grama", afirmou Jie, que disse que nem o saque de seu marido, com quem estava treinando, é tão forte.
Serena, que conseguiu 14 aces ontem, elogiou a adversária. "Ela definitivamente me pressionou. Jogou como se não tivesse nada a perder. E realmente não tinha", declarou a americana, que busca seu nono título de Grand Slam.
Assim como a irmã, Venus também não cedeu nenhum set em sua caminhada até a final.
Apesar de ter desvantagem no confronto direto com a irmã (8 a 7), ainda mais pronunciada em decisões de Grand Slams (5 a 1), Venus tem um histórico mais vitorioso em Wimbledon.
A mais velha das irmãs Williams é a atual campeã do torneio. É a sétima vez que ela alcança a decisão nos últimos nove anos. Com quatro títulos, só foi batida na final justamente pela irmã, em 2002 e 2003.
"É cada Williams por si", afirmou Venus, após derrotar a russa Elena Dementieva por 6/1 e 7/6. "Ela tem um estilo de jogo um pouco parecido com o meu, com muita potência. Tinha que jogar um pouco melhor do que ela", completou Venus, que tenta o sétimo título de Grand Slam na carreira.
Em 2002, além de monopolizarem a final, as irmãs também conseguiram o título de duplas, feito inédito no profissionalismo (a partir de 1968). Elas podem agora repetir a proeza, já que estão nas semifinais.
O novo domínio das irmãs Williams já causou um mal-estar em Londres. Questionada sobre a final entre as Williams, Dementieva deu a entender que o resultado seria decidido pela família, não em quadra.
Venus ficou bastante ofendida com a declaração.
"Sou extremamente profissional em tudo que faço dentro e fora de quadra. Qualquer menção a este respeito é extremamente desrespeitoso."
Mais tarde, Dementieva divulgou uma nota afirmando ter sido mal interpretada, já que o inglês não é seu primeiro idioma. "O que quis dizer é que é uma situação inusitada para uma família disputar um Grand Slam dessa maneira."


Texto Anterior: Eurocopa: Platini dá prazo para Ucrânia engrenar
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.