São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motor estoura, e Massa chora

A três voltas do fim do GP da Hungria, ferrarista perde vitória e chance de voltar à ponta do Mundial

Largando em terceiro, piloto brasileiro passa Kovalainen e Hamilton, o pole, e lidera 60 das 70 voltas, mas cai para 3º na classificação


DA REPORTAGEM LOCAL

Faltavam pouco mais de 13 km. Apenas três voltas. A nona vitória na carreira e a liderança do Mundial eram somente uma questão de tempo. Foi quando, sem aviso, o motor do F2008 de Felipe Massa estourou na reta dos boxes de Hungaroring.
Perdeu a vitória e a liderança. Desolado, mãos na cabeça, deixou o carro, pulou o muro que separa a pista dos boxes e voltou ao da Ferrari. Aos prantos.
Enquanto isso, Heikki Kovalainen, da McLaren, cruzava a linha de chegada para conquistar sua primeira vitória na F-1. Timo Glock, que há duas semanas bateu forte durante o GP da Alemanha, chegou em segundo lugar -foi seu primeiro pódio.
Kimi Raikkonen completou a prova em terceiro e tirou de Massa o segundo lugar na classificação do campeonato. Lewis Hamilton, em quinto, ampliou de quatro para cinco pontos sua vantagem na ponta da tabela.
"Estou muito frustrado porque tinha um ótimo carro nas mãos e tínhamos feito tudo da maneira mais perfeita possível até poucos quilômetros do final", declarou o ferrarista.
A decepção e o desespero de Massa tinham motivo. Largando em terceiro no travado circuito da Hungria e tendo à frente a dupla da McLaren, Hamilton e Kovalainen, sabia que sua única chance de vencer o GP seria fazendo uma bela largada.
A maior preocupação era não ficar preso atrás do finlandês, cuja principal missão seria fazer escolta para o parceiro. E Massa fez o que deveria. Pulou à frente de Kovalainen e partiu para o ataque a Hamilton.
"Na verdade minha corrida acabou na largada. Era a chance que eu tinha e por isso arrisquei bastante", explicou o brasileiro, que dividiu a primeira curva com o rival e levou a melhor.
Na liderança, Massa passou a abrir, pouco a pouco, vantagem para Hamilton, o segundo, sempre seguido por Kovalainen. Tanto que conseguiu fazer sua primeira parada uma volta antes que o piloto da McLaren e manter a dianteira da corrida.
Após a primeira rodada de pit stops, Massa tinha cerca de 3s de vantagem sobre Hamilton. Pouco antes do início da segunda rodada, na 40ª volta, quando o ferrarista tinha 5s de folga, o pneu dianteiro esquerdo do McLaren furou, e Hamilton despencou para o décimo lugar.
Sem opção, foi para os boxes a adiantou sua segunda parada, o que lhe ajudaria a completar a prova no quinto posto. Na frente, Massa já estava mais de 23s à frente de Kovalainen, que herdara o segundo lugar.
"Quando o Lewis teve o problema eu imediatamente reduzi o giro do meu motor. Tinha uma enorme vantagem para o Heikki e sabia o que tinha que fazer", afirmou Massa. "Eu não estava com nenhum problema, os pneus estavam intactos. Só estava poupando o carro para o final da corrida. Mas talvez isso não tenha sido suficiente."
Com o resultado, o ferrarista viu aumentar de quatro para oito sua desvantagem para Hamilton na classificação.
"O Mundial está aberto e continuo na luta pelo título."


Com agências internacionais


Texto Anterior: José Geraldo Couto: O futuro é tricolor
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.