|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Motor estoura, e Massa chora
A três voltas do fim do GP da Hungria, ferrarista perde vitória e chance de voltar à ponta do Mundial
Largando em terceiro, piloto brasileiro passa Kovalainen e Hamilton, o pole, e lidera 60 das 70 voltas, mas cai para 3º na classificação
DA REPORTAGEM LOCAL
Faltavam pouco mais de 13
km. Apenas três voltas. A nona
vitória na carreira e a liderança
do Mundial eram somente uma
questão de tempo. Foi quando,
sem aviso, o motor do F2008 de
Felipe Massa estourou na reta
dos boxes de Hungaroring.
Perdeu a vitória e a liderança.
Desolado, mãos na cabeça, deixou o carro, pulou o muro que
separa a pista dos boxes e voltou ao da Ferrari. Aos prantos.
Enquanto isso, Heikki Kovalainen, da McLaren, cruzava a
linha de chegada para conquistar sua primeira vitória na F-1.
Timo Glock, que há duas semanas bateu forte durante o GP da
Alemanha, chegou em segundo
lugar -foi seu primeiro pódio.
Kimi Raikkonen completou a
prova em terceiro e tirou de
Massa o segundo lugar na classificação do campeonato. Lewis
Hamilton, em quinto, ampliou
de quatro para cinco pontos sua
vantagem na ponta da tabela.
"Estou muito frustrado porque tinha um ótimo carro nas
mãos e tínhamos feito tudo da
maneira mais perfeita possível
até poucos quilômetros do final", declarou o ferrarista.
A decepção e o desespero de
Massa tinham motivo. Largando em terceiro no travado circuito da Hungria e tendo à frente a dupla da McLaren, Hamilton e Kovalainen, sabia que sua
única chance de vencer o GP
seria fazendo uma bela largada.
A maior preocupação era não
ficar preso atrás do finlandês,
cuja principal missão seria fazer escolta para o parceiro. E
Massa fez o que deveria. Pulou
à frente de Kovalainen e partiu
para o ataque a Hamilton.
"Na verdade minha corrida
acabou na largada. Era a chance
que eu tinha e por isso arrisquei
bastante", explicou o brasileiro,
que dividiu a primeira curva
com o rival e levou a melhor.
Na liderança, Massa passou a
abrir, pouco a pouco, vantagem
para Hamilton, o segundo,
sempre seguido por Kovalainen. Tanto que conseguiu fazer
sua primeira parada uma volta
antes que o piloto da McLaren e
manter a dianteira da corrida.
Após a primeira rodada de pit
stops, Massa tinha cerca de 3s
de vantagem sobre Hamilton.
Pouco antes do início da segunda rodada, na 40ª volta, quando
o ferrarista tinha 5s de folga, o
pneu dianteiro esquerdo do
McLaren furou, e Hamilton
despencou para o décimo lugar.
Sem opção, foi para os boxes
a adiantou sua segunda parada,
o que lhe ajudaria a completar a
prova no quinto posto. Na frente, Massa já estava mais de 23s
à frente de Kovalainen, que
herdara o segundo lugar.
"Quando o Lewis teve o problema eu imediatamente reduzi o giro do meu motor. Tinha
uma enorme vantagem para o
Heikki e sabia o que tinha que
fazer", afirmou Massa. "Eu não
estava com nenhum problema,
os pneus estavam intactos. Só
estava poupando o carro para o
final da corrida. Mas talvez isso
não tenha sido suficiente."
Com o resultado, o ferrarista
viu aumentar de quatro para oito sua desvantagem para Hamilton na classificação.
"O Mundial está aberto e
continuo na luta pelo título."
Com agências internacionais
Texto Anterior: José Geraldo Couto: O futuro é tricolor Próximo Texto: Frase Índice
|