São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na última hora

Ricardo Gomes repete tática que deu certo contra o Cruzeiro e lança mão de novidad es para enfrentar o Internacion al amanhã

Ricardo Nogueira/Folhapress
O atacante Ricardo Oliveira, que deve ser titular contra o Inter

DE SÃO PAULO

Maio. O São Paulo entra em campo contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelas quartas de final da Libertadores, com novidades em sua escalação.
Ricardo Gomes forma o time com três zagueiros (Alex Silva, Xandão e Richarlyson), algo raro ao longo da temporada, e promove a estreia do atacante Fernandão, reforço que havia sido apresentado oficialmente quatro dias antes do jogo decisivo.
Deu certo. A equipe venceu os mineiros, vistos como favoritos, e fez sua melhor apresentação neste ano.
Agosto. Ricardo Gomes planeja uma escalação inédita para pegar o Internacional, amanhã, pela semifinal da mesma Libertadores.
Como ocorreu ante o Cruzeiro, o técnico também deve lançar mão de um time diferente do habitual e de uma novidade. Ricardo Oliveira atuará pela primeira vez como titular e fará parte do esquema tático com três atacantes pensado pelo técnico.
Ontem de manhã, após mais um treino fechado, desta vez no Morumbi, o técnico deu a entender que o atacante iniciará o duelo ao lado de Dagoberto e Fernandão.
Devido à mudança, Marlos, criticado por Ricardo Gomes após a vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, no sábado, deve perder vaga no time titular.
"O Ricardo [Oliveira] foi a grande surpresa. Tive de rever planos, porque ninguém esperava que ele fosse voltar tão bem", disse o treinador.
Colocar em campo reforços recém-chegados, com pouco tempo de treino com o restante do elenco, já se tornou prática comum no São Paulo nesta temporada.
Em fevereiro, o lateral Cicinho, que deixou o time no meio do ano e retornou para a Roma, da Itália, atuou contra o Monterrey-MEX, pela fase de grupos da Libertadores, horas depois de desembarcar em São Paulo e sem fazer nenhum treino com o elenco.
Fernandão, destaque nas vitórias contra o Cruzeiro, em maio, passou por situação parecida. Treinou apenas três vezes com os outros jogadores antes de sua estreia.
Agora, com Ricardo Oliveira, a mesma estratégia que deu certo contra os mineiros deverá ser adotada contra o time gaúcho. Recém-chegado, o atacante, recuperado de uma cirurgia no joelho, será titular -já atuou em parte dos jogos contra Inter e Ceará, na semana passada.
Para avançar para a final da competição continental, o São Paulo precisa ganhar do Inter por dois gols de diferença amanhã, no Morumbi -45.831 ingressos já foram vendidos. Se vencer por 1 a 0, a decisão será nos pênaltis.
Por isso, uma escalação mais ofensiva é cogitada pelo treinador. A defesa, porém, preocupa. Neste segundo semestre, o São Paulo não deixou de tomar gols -foi vazado nas últimas seis partidas.
"Temos que ter força ofensiva sem ter um desequilíbrio defensivo. É isso o que está sendo trabalhado nesta semana", disse Ricardo Gomes.


Texto Anterior: Rivaldo é o mais novo reforço do Palmeiras
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.