São Paulo, segunda-feira, 04 de setembro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Treinador é acusado de ter alterado idade

DO ENVIADO AO RIO

Depois de admitir ter praticado sonegação fiscal, ter sido acusado de lucrar com a venda de jogadores, o técnico Wanderley Luxemburgo sofreu outra denúncia.
A última edição da revista "Época" acusa o treinador de ser "gato" - que no jargão futebolístico é aquele que diz ter menos idade que a real para ter vantagens nas categorias de base.
O treinador costumava dizer que tinha 48 anos, mas documentos arquivados no Flamengo, clube em que ele atuou nos anos 70, registram que ele nasceu no dia 10 de maio de 1955.
O site oficial de Luxemburgo, que estreou recentemente, dava como data de nascimento do técnico o dia 10 de maio de 1952, mas, após o técnico saber da dúvida sobre sua idade, pediu a alteração da data (para 1955) aos responsáveis pela sua página na internet.
"Deve haver alguma coisa errada. Deve ser o Flamengo que está certo. O meu site deve estar enganado", disse o treinador à ""Época", sem saber precisar qual seria a sua idade.
A Folha falou ontem, por telefone, com o irmão de Luxemburgo, Valdonier, que completou 50 anos no dia 22 de agosto. Ele, porém, ao saber qual seria o assunto, interrompeu a ligação.
A ex-mulher de Valdonier, Rossilda Rossi da Cunha, porém, disse que Luxemburgo não tem 45 anos.
"Ele não tem 45 de jeito nenhum. Tem uns 47 ou 48. A Leocádia (irmã de Luxemburgo que diz ter 46 anos) é mais nova", disse Rossilda.
Rosa Maria, uma sobrinha do técnico, também tinha confirmado à ""Época" que o técnico tem mais de 45 anos.
Documento de identidade, emitido pelo Instituto Félix Pacheco e mostrado pela revista, aponta 1955 como seu ano de nascimento.
A pena pela prática de falsidade ideológica é de um a cinco de prisão. O técnico não quis comentar o caso.


Texto Anterior: Luxemburgo foge do estádio em silêncio
Próximo Texto: Site do técnico sai do ar após nova denúncia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.