São Paulo, sexta-feira, 04 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa proíbe o rico Chelsea de contratar

Clube de Roman Abramovich recebe punição por causa do assédio ilegal ao atacante francês Kakuta, do Lens, em 2007

Time inglês, que não pode movimentar o mercado até janeiro de 2011, recorrerá da decisão, que considera desproporcional e arbitrária

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fifa proibiu o Chelsea, time bancado por Roman Abramovich, de fazer contratações até janeiro de 2011. Tudo por causa do assédio ilegal a um jogador juvenil francês: o atacante Gaël Kakuta, ex-Lens.
O time inglês, que vem gastando centenas de milhões de euros em reforços desde que foi adquirido pelo magnata russo, vai recorrer da decisão, mas está agora fora das duas próximas janelas de transferências de atletas -início e meio de 2010.
A Fifa considerou que o clube é culpado na quebra do contrato de Kakuta, 18, com o Lens. O Chelsea, segundo a máxima entidade do futebol, induziu o jogador a se desligar do Lens, que pediu a intervenção da Fifa e cobrou compensação financeira dos infratores no caso.
"O Chelsea não poderá registrar jogadores, de nenhuma nacionalidade, nos dois próximos períodos de transferências", diz um comunicado da Fifa.
O único meio para o Chelsea recorrer da decisão é a CAS (Corte de Arbitragem do Esporte), e o clube londrino, que classificou a punição de "arbitrária", irá apelar. "Essa sanção não tem precedentes nesse nível e é totalmente desproporcional em relação à falta cometida e à multa imposta", diz o comunicado do Chelsea.
Quando o time azul adquiriu Kakuta, em 2008, o jogador tinha só 16 anos. Isso ajudou a Fifa a interpretar o rompimento do contrato dele com o francês Lens como uma manobra do Chelsea, que tem um dos elencos mais estelares do mundo.
A Fifa decretou que Kakuta deverá pagar uma multa de 780 mil (cerca de R$ 2,12 milhões) ao Lens pela quebra do contrato e suspendeu o jogador por quatro meses -nesse período, ele não poderá atuar em partidas oficiais. O Chelsea pagará uma multa de 130 mil (R$ 353 mil) ao clube francês.
Kakuta, finalista do Europeu sub-17 em 2008 com a seleção francesa, sofreu grave lesão em janeiro -fratura de tornozelo.
"O garoto tinha contrato, vieram nos roubar. O Chelsea teve um comportamento inaceitável contratando um atleta que estava em formação conosco desde os oito anos e meio", disse Gervais Martel, presidente do Lens, à France Presse.
Desde 2003, o Chelsea tem esbanjado investimentos em atletas como Drogba ( 36 milhões), Essien ( 38 milhões), Malouda ( 13 milhões), Mikel ( 20 milhões) e Zhirkov ( 21 milhões). Até o último dia da janela de transferências na Inglaterra (terça-feira), o time ainda cogitava mais reforços.
O clube esteve nas semifinais da Copa dos Campeões cinco vezes nas últimas seis temporadas. Fez uma final em Moscou, em 2008, mas perdeu na disputa de pênaltis para outro inglês, o Manchester United.
Na atual temporada na Inglaterra, o Chelsea lidera com 100% de aproveitamento.


Texto Anterior: Ação: Balanço do meio
Próximo Texto: Saiba mais: Time já pagou por "tomar" atleta de rival
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.