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AUTOMOBILISMO
Piloto será o 1º brasileiro na escuderia
Ferrari anuncia
hoje Barrichello
FÁBIO SEIXAS
da Reportagem Local
A Ferrari deve antecipar para
hoje, na Itália, o anúncio da contratação do piloto brasileiro Rubens Barrichello para as duas próximas temporadas da F-1.
Ele ficará com a vaga hoje ocupada por Eddie Irvine. O irlandês,
vice-líder do Mundial de Pilotos,
está se transferindo para a Stewart, a atual equipe do brasileiro.
Paulistano, morando em Cambridge (Inglaterra), casado há
dois anos com Silvana Giaffone,
Barrichello, 27, será o primeiro
brasileiro a disputar um Mundial
pela mais tradicional escuderia do
automobilismo.
Antes dele, apenas um piloto do
país já sentou no cockpit de uma
Ferrari: Chico Landi participou
do GP da Itália, em Monza, em
1951, com um carro alugado.
Será, também, o primeiro brasileiro desde 1994 a correr por uma
equipe de ponta -o último foi
Ayrton Senna, morto em um acidente a bordo de um Williams.
Segundo a imprensa italiana,
Barrichello receberá aproximadamente US$ 10 milhões por ano
(um terço do que ganha seu novo
companheiro de equipe, Michael
Schumacher, o salário mais alto
da F-1 e um dos esportistas mais
bem pagos do planeta).
Apesar da diferença salarial, ele
teria conseguido se livrar de cláusulas que poderiam o obrigar a fazer papel de auxiliar, de ""escudeiro", do alemão durante os GPs.
Na F-1 desde 1993, Barrichello
vive neste ano seu melhor momento na categoria. Em 12 corridas disputadas, subiu duas vezes
ao pódio (terceiro colocado no
GP de San Marino, em maio, e no
GP da França, em junho), liderou
61 voltas e largou uma vez na pole
position, também no GP francês.
E foi justamente naquele final
de semana, em Magny-Cours,
quando o brasileiro disse ter pela
primeira vez ""sentido o gosto da
vitória", que começaram a se intensificar os rumores sobre sua
transferência para a Ferrari."
Àquela altura, Barrichello dizia
que pilotar para o time italiano
""seria realizar um sonho".
Ele também chegou a conversar
com a McLaren, que acabou mantendo sua dupla (o finlandês Mika
Hakkinen, atual campeão, e o escocês David Coulthard).
Embora por contrato tenha
conseguido do papel de segundo
piloto, Barrichello terá uma série
de tarefas bastante complicadas
para cumprir e tentar ser tratado
em igualdade de condições com
Schumacher.
Além de ter de ficar próximo do
companheiro nos treinos e nas
primeiras corridas do ano, precisará ganhar a simpatia e a confiança da cúpula da Ferrari, algo
que seu antecessor, Irvine, em
quatro anos, não conseguiu.
O primeiro teste do brasileiro
com a Ferrari acontecerá em dezembro, quando as equipes serão
autorizadas a iniciar a preparação
para o Mundial-2000 -o campeonato deste ano termina no
próximo mês, e em novembro as
equipes serão proibidas, por regulamento, de treinar.
O local ainda não está definido.
Pode ser em Fiorano (Itália), na
pista particular de testes da Ferrari. Ou em Barcelona (Espanha) ou
no Estoril (Portugal), onde a
maior parte das equipes estará
concentrada, fugindo do frio de
outras regiões da Europa.
A decisão ferrarista de anunciar
hoje a contratação do brasileiro
indica uma antecipação nos planos da equipe.
Inicialmente, a idéia da escuderia era só apresentar sua dupla de
pilotos de 2000 na próxima semana, antes do GP da Itália, marcado
para o dia 12.
Provavelmente, como efeito
cascata, ainda hoje a Stewart, na
Inglaterra, confirmará a contratação de Eddie Irvine.
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