São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2000

Texto Anterior | Índice

Desfile reúne atletas e 250 mil pessoas e encerra de vez os Jogos

DO ENVIADO A SYDNEY

Com um desfile pelo centro da cidade, reunindo 250 mil pessoas em pleno horário de almoço, a Austrália "enterrou" ontem os Jogos de Sydney-2000.
Foi a última aparição dos atletas no que se chamou de "time olímpico australiano". Pelo menos até a Olimpíada de Atenas, em 2004.
Ao todo, 977 membros da delegação australiana participaram do desfile.
Os maiores destaques do evento foram o nadador Ian Thorpe, que conquistou três medalhas de ouro nos Jogos, e a corredora aborígene Cathy Freeman, ouro nos 400 m rasos do atletismo.
"As pessoas vinham falar comigo. Todos pareciam ser meus velhos amigos", disse Cathy, eleita anteontem a atleta mais popular da Austrália -Thorpe levou o título entre os homens.
Quando o desfile passou pelo prédio da prefeitura, Andrew Gaze, veterano da seleção de basquete, quarta colocada no torneio olímpico, foi convocado para receber, em nome dos atletas australianos, a chave da cidade.
A 20 quilômetros dali, no Parque Olímpico, o clima era de "cidade fantasma".
Com a pira do estádio Olímpico apagada, não havia filas na megaloja de produtos oficiais nem nas praças de alimentação.
Até a madrugada de ontem (horário de Brasília), os últimos atletas deixariam a Vila Olímpica, que terá suas casas remodeladas para receber os participantes dos Jogos Paraolímpicos.
A Paraolimpíada, que reunirá cerca de 4.000 atletas portadores de deficiência física, será realizada de 18 a 29 deste mês, nos mesmos locais dos Jogos de Sydney.
Nos próximos dias, será erguida na Vila Olímpica uma oficina para cadeiras de roda e uma para próteses, além de um canil para receber os cães guias dos atletas cegos. (FÁBIO SEIXAS)


Texto Anterior: Rússia é mais competitiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.