UOL


São Paulo, sábado, 04 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Dirigentes extinguem pré-classificação e concentram as atividades de pista no sábado e no domingo Comissão de F-1 da

FIA altera regras e mata sextas-feiras

FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL

A F-1 aniquilou as sextas-feiras.
A comissão da FIA responsável pela categoria definiu, ontem, um sistema de treinos para 2004 que vai concentrar nos sábados e nos domingos as atividades de pista.
O regulamento ainda precisa ser votado pelo Conselho Mundial da entidade máxima do automobilismo, mas isso é uma formalidade. A praxe é a aprovação irrestrita das decisões da comissão.
Assim, a partir do GP da Austrália, primeira etapa do próximo Mundial, em março, as sextas-feiras terão apenas duas horas de treinos livres, divididas em duas sessões. As seis piores equipes no Mundial de Construtores do ano anterior -Sauber, BAR, Jaguar, Toyota, Jordan e Minardi- poderão usar três carros cada uma.
A carga de treinos cairá pela metade -hoje, são quatro horas de carro na pista às sextas.
O dia não terá importância para o grid. Para completar, a comissão aprovou a limitação de um motor por carro por final de semana. A punição para quem tiver um motor quebrado será a perda de dez postos na largada. Ou seja, as equipes pouparão os carros.
No sábado, foram mantidos os treinos livres e o warm-up. O grid sairá de uma sessão de uma hora e meia, e cada piloto terá duas voltas lançadas -hoje, tem só uma.
O primeiro a entrar na pista, teoricamente uma desvantagem, será o vencedor da corrida anterior. No atual sistema, esse sacrifício cabe ao líder do campeonato.
Ele dará uma volta rápida e retornará aos boxes. Assim que os 20 pilotos tiverem participado, começará o "segundo tempo" do treino, seguindo a ordem inversa da classificação da primeira etapa.
O mais rápido será o último a ir à pista para a definição do grid. O resultado final será montado com o melhor tempo de cada piloto.
A alteração joga por terra os esforços da FIA, neste ano, para dar mais equilíbrio à disputa. Primeiro, porque em nenhum momento leva em consideração a classificação do Mundial. Segundo, porque reduziu a ação do imponderável.
Com duas voltas lançadas, o piloto ganha a possibilidade um erro. O clima também não terá mais papel decisivo. Chovendo no começo ou no final de sessão, todos pegarão a pista em condições semelhantes em algum momento.
A carga de carros na pista por final de semana cairá das atuais oito horas e 15 minutos para seis horas e 45 minutos. A FIA, no entanto, não sinalizou com nenhuma redução nos preços dos ingressos.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Iatismo: Na Justiça, Lars ganha pensão por acidente
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.