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AUTOMOBILISMO
Dirigentes extinguem pré-classificação e concentram as atividades de pista no sábado e no domingo
Comissão de F-1 da
FIA altera regras e
mata sextas-feiras
FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL
A F-1 aniquilou as sextas-feiras.
A comissão da FIA responsável
pela categoria definiu, ontem, um
sistema de treinos para 2004 que
vai concentrar nos sábados e nos
domingos as atividades de pista.
O regulamento ainda precisa ser
votado pelo Conselho Mundial da
entidade máxima do automobilismo, mas isso é uma formalidade. A praxe é a aprovação irrestrita das decisões da comissão.
Assim, a partir do GP da Austrália, primeira etapa do próximo
Mundial, em março, as sextas-feiras terão apenas duas horas de
treinos livres, divididas em duas
sessões. As seis piores equipes no
Mundial de Construtores do ano
anterior -Sauber, BAR, Jaguar,
Toyota, Jordan e Minardi- poderão usar três carros cada uma.
A carga de treinos cairá pela
metade -hoje, são quatro horas
de carro na pista às sextas.
O dia não terá importância para
o grid. Para completar, a comissão aprovou a limitação de um
motor por carro por final de semana. A punição para quem tiver
um motor quebrado será a perda
de dez postos na largada. Ou seja,
as equipes pouparão os carros.
No sábado, foram mantidos os
treinos livres e o warm-up. O grid
sairá de uma sessão de uma hora e
meia, e cada piloto terá duas voltas lançadas -hoje, tem só uma.
O primeiro a entrar na pista,
teoricamente uma desvantagem,
será o vencedor da corrida anterior. No atual sistema, esse sacrifício cabe ao líder do campeonato.
Ele dará uma volta rápida e retornará aos boxes. Assim que os
20 pilotos tiverem participado,
começará o "segundo tempo" do
treino, seguindo a ordem inversa
da classificação da primeira etapa.
O mais rápido será o último a ir
à pista para a definição do grid. O
resultado final será montado com
o melhor tempo de cada piloto.
A alteração joga por terra os esforços da FIA, neste ano, para dar
mais equilíbrio à disputa. Primeiro, porque em nenhum momento
leva em consideração a classificação do Mundial. Segundo, porque
reduziu a ação do imponderável.
Com duas voltas lançadas, o piloto ganha a possibilidade um erro. O clima também não terá mais
papel decisivo. Chovendo no começo ou no final de sessão, todos
pegarão a pista em condições semelhantes em algum momento.
A carga de carros na pista por final de semana cairá das atuais oito horas e 15 minutos para seis horas e 45 minutos. A FIA, no entanto, não sinalizou com nenhuma
redução nos preços dos ingressos.
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