UOL


São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Recall" dos testes não detecta THG, diz Fina

DA REPORTAGEM LOCAL

A Federação Internacional de Natação divulgou ontem que não encontrou THG (tetraidrogestrinona) na reavaliação dos testes antidoping feitos no Mundial de Barcelona, encerrados em agosto.
A entidade decidiu refazer os exames porque o novo esteróide anabólico, cuja descoberta foi anunciada em outubro, não era detectado nos antigos testes.
Não foi divulgado quantas amostras foram analisadas novamente, mas a medida atingiu atletas de todas as modalidades: natação, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado.
O único doping confirmado na competição espanhola é o da ucraniana Nataliya Khudyakova, sétima nos 50 m borboleta. Ela teve exame positivo para estanozolol, outro esteróide anabólico.
Antes da natação, o atletismo realizou o "recall" de testes efetuados durante o Mundial de Paris, em agosto. Além dos dois casos pegos nessas reavaliações, outros três atletas já haviam sido flagrados com a nova droga.
A nova ofensiva contra o THG parte agora do Comitê Olímpico Internacional, que planeja testar novamente as amostras dos Jogos de Inverno de Salt Lake-2002. A decisão sai nesta semana.


Texto Anterior: Performance de atleta amputada inspira nadador
Próximo Texto: Automobilismo: Para não acabar, Indy terá que pedir falência
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.