São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

falta uma

Pela Libertadores, rivais investem tudo no Paulista

Corinthians e São Paulo, que entre os grandes foram os que mais desprezaram o Estadual, agora lutam por vaga nas semis

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a concorrência de torneios mais relevantes, como a Copa do Brasil e a Libertadores, a Federação Paulista de Futebol talvez jamais imaginasse que seu campeonato mais importante ficasse quente até a última rodada de classificação.
E, ironia, graças a dois dos times menos interessados na disputa do Estadual em 2010.
Com olhos voltados para suas obsessões pela competição continental, Corinthians e São Paulo são os responsáveis por fazer da corrida pelo G4 no Paulista um programa atrativo até o seu momento final.
As vitórias sobre Ituano e Botafogo, respectivamente os deixaram vivos e lutando em seus jogos derradeiros na fase inicial do Estadual por vaga entre os quatro semifinalistas para os duelos dos mata-matas, a partir do próximo fim de semana.
Ambos disputam com a Portuguesa e com o Prudente o terceiro e quarto lugares.
O São Paulo precisa de uma vitória sobre o já classificado Santo André em jogo que, a pedido do time do ABC, foi transferido para Piracicaba, onde a torcida deve ser de maioria são-paulina. Um empate, aliado a uma combinação de resultados, também pode até servir ao clube do Morumbi, que tem 33 pontos e chega à rodada final em quarto lugar.
O Corinthians tem um adversário mais fraco, mas uma situação mais complicada na tabela. Além de vencer o Rio Claro no Pacaembu, precisa torcer por tropeços do próprio São Paulo ou do Prudente, que ontem venceu o Bragantino e está em terceiro lugar no Paulista.
Tanto corintianos como são-paulinos se sentiram obrigados a continuar no Paulista.
As cobranças por melhor desempenho de ambos começou a ameaçar os ambientes com uma crise que poderia respingar na participação na Liberta dores. As diretorias do Morumbi e do Parque São Jorge já começavam a chiar, fazendo e engrossando coro vindo dos torcedores de arquibancada.
Junte-se a isso as fases de seus outros grandes rivais, altamente influenciadas pelos resultados no Estadual.
O Santos, que ontem venceu o São Caetano, é o líder do torneio e o time mais temido dos mata-matas, com os "Meninos da Vila" altamente valorizados graças a goleadas e grandes atuações ao longo do Estadual.
Já o Palmeiras amarga uma crise muito turbinada por sua campanha fraca e eliminação precoce no Paulista.
Por isso, depois de um espetacular 4 a 3 no clássico em que se confortaram -em rodada que antecedeu compromissos no torneio internacional-, Corinthians e São Paulo optaram por não poupar jogadores.
E, tudo indica, não deverão arriscar no meio de semana, quando Santos e Santo André enfim conhecerão seus adversários nas semifinais.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Corinthians sofre, mas triunfa e sobrevive
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.