São Paulo, terça-feira, 05 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arsenal ameaça inédito bi invicto do Manchester

Nunca na história um clube ganhou duas vezes a Europa de forma seguida sem perder, o que o atual campeão já almeja

Em Londres, um simples empate leva a equipe de Alex Ferguson para a sua segunda decisão de Copa dos Campeões consecutiva

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Dizem que ser campeão invicto de qualquer torneio é especial. Imagine então ser bicampeão invicto da Copa dos Campeões. Nenhum clube até hoje na história conseguiu isso.
O Manchester United joga por um empate hoje em Londres diante do Arsenal para chegar sem derrota à sua segunda decisão seguida de Copa dos Campeões. O time do técnico Alex Ferguson está invicto há 24 jogos na nobre liga (mais partidas que a campanha invicta do Corinthians no Paulista).
Dentre os clubes que já foram bicampeões genuínos da Europa, estão esquadrões como o Real Madrid de Di Stéfano, o Ajax de Cruyff, o Bayern de Beckenbauer e o Milan de Van Basten e Gullit. Todos esses, porém, ganharam a Europa sofrendo ao menos uma derrota.
Na verdade, dos times que conseguiram uma hegemonia no velho continente, mesmo que por dois anos, apenas quatro foram campeões invictos: Inter de Milão-1964, Ajax-1972, Nottingham Forest-1979 e Milan-1989. Quando defenderam o título continental no ano seguinte, esses quatro times triunfaram, mas com tropeço.
Na era moderna da Copa dos Campeões, que começou na temporada 1992/1993, nunca houve sequer um bicampeão genuíno. O Manchester United vem de uma série de 14 vitórias e 10 empates -um deles na final do ano passado contra o Chelsea, quando ganhou a taça nos pênaltis. A última derrota foi para o Milan (0 a 3) no mata-mata da temporada retrasada.
O último triunfo do Manchester United na competição foi o 1 a 0 no Old Trafford contra o Arsenal no duelo de ida das semifinais. Por isso, o atual campeão avança à final em Roma no dia 27 de maio até se perder por um gol de diferença desde que marque no campo do adversário -no Inglês, nesta temporada, o Arsenal derrotou o rival em casa por 2 a 1.
Nessa série de 24 jogos invicto, recorde na história da Copa dos Campeões, o Manchester United marcou 35 gols e sofreu apenas 11 -uma das melhores defesas do mundo espera contar hoje com Ferdinand, que se recupera de uma contusão.
""Ele [Ferdinand] está OK, isso é importante. Tivemos uma preocupação com ele na quarta-feira [jogo de ida], mas não foi nada mais sério. Ele deve estar em campo amanhã [hoje]. Temos todo mundo bem", falou Alex Ferguson, respondendo sobre a pancada que Ferdinand recebeu contra o Arsenal e também já sobre a escalação de Evra, que era dúvida também.
No Arsenal, a melhor notícia fica por conta de Van Persie, que deve reaparecer no time após duas semanas afastado.
""O 0 a 1 não foi catastrófico. Somos capazes de marcar dois gols no Manchester United. Para a maioria dos nossos jogadores, será a partida mais importante da carreira", falou o meio-campista Fàbregas, do Arsenal.


Com agências internacionais
NA TV - Arsenal x Manchester ESPN, ao vivo, às 15h45


Texto Anterior: Flamengo: Aos 34, Fábio Luciano confirma aposentadoria
Próximo Texto: Tática: Atual campeão admite que irá jogar hoje em contra-ataques
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.