São Paulo, quinta-feira, 05 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FUTEBOL

RODRIGO BUENO

@RodrigoBuenoESP
rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

A santificação do Barça e o Bin Laden merengue

NÃO HOUVE grande questionamento quando a Fifa elegeu o Real Madrid como o melhor clube de futebol do século 20. E imagino que é ainda mais inquestionável que o Barcelona é o melhor time do iniciante século 21.
Títulos importantes, craques incontestáveis, futebol vistoso, categoria de base forte, milhares de sócios...
E, após o sucesso sobre o arquirrival numa série de confrontos entre o "bem" e o "mal", a sensação é que o Barça, após João Paulo 2º, é o próximo a ser beatificado.
José Mourinho, por sua vez, teve sua ausência no Camp Nou e sua derrota celebradas por uma multidão, como se fosse o abatido Bin Laden para os americanos.
Flavio Gomes, jornalista especializado em automobilismo e feroz tuiteiro, indagou nos últimos dias se o Barcelona não era "uma espécie de Senna do futebol", se era "inatacável". Parece que, tal qual Senna, Chico Buarque e algumas outras figuras, só é permitido falar coisas divinas do clube catalão, apesar de esse ter as mesmas regalias do Real, dirigente nebuloso, jogador que simula, que é violento, que é acusado de racismo...
A leitora Ana me escreveu com tristeza após a última coluna, a que mostrou o aumento do interesse pelo futebol internacional no país: "Ficarei triste no dia em que ver carreatas ovacionando vitória do Barça ou do Real."
O colega Flavio Gomes mostrou pelo Twitter que esse dia pode chegar: "Acabo de ouvir rojões [após o gol do Real anteontem]. Já tinha ouvido no gol do Barça."
A rivalidade gringa já está no Brasil. Paulo Roberto, leitor incomodado com a canonização do Barça, enviou-me texto sobre como o Camp Nou foi erguido com ajuda de Franco: "O Barça necessitou de cinco reclassificações de terrenos aprovadas pela prefeitura franquista de Barcelona e pelo governo franquista da Espanha."
O Barça agora encara os Diabos num Templo. Amém!

DEUS E O DIABO NA TERRA DO FUTEBOL
O vídeo do Barça sobre Wembley (http://is.gd/5gOh5C) e diabruras dos "donos da casa" (http://is.gd/QAZrAS)


Texto Anterior: Luis Fabiano não tem data para reestrear
Próximo Texto: BB reavalia patrocínio ao ciclismo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.