São Paulo, terça, 5 de maio de 1998

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FUTEBOL
Estilista cria coleção baseada nas cores do clube famoso como o "pior do mundo' e vende 50 peças em 15 dias
Íbis vira time "fashion' de Pernambuco

EDUARDO DE OLIVEIRA
da Agência Folha

Clube folclórico do futebol nacional, pela fama de "pior time do mundo", o Íbis F.C., de Recife, pode agora também ser considerado o time mais fashion de Pernambuco.
A reputação de "pior do mundo" ficou bem caracterizada na década passada. Testemunhas da trajetória do Íbis afirmam que a equipe não venceu uma única partida durante três anos.
A reputação da equipe inspirou o estilista pernambucano Eduardo Ferreira a usar o símbolo do time (uma ave negra) para a confecção "de uma linha pop, direcionada ao mercado multi-artístico", formado por "cineastas, músicos, jornalistas, dentre outros".
O estilista conta que a idéia nasceu de um convite que recebera, no início do mês passado, de uma emissora de TV. O pedido era para que redesenhasse o uniforme da seleção brasileira para exposição em um programa esportivo.
"Era um antigo sonho meu preparar uma coleção com motivos e cores do Íbis, pela história do time. Apesar de ser considerado o pior time do mundo, a empatia dele junto a torcedores de outros time é muito grande."
"Aceitei o convite da emissora, mas propus que meu trabalho fosse baseado no uniforme do time pernambucano. Eles não se opuseram e comecei a tocar", afirmou Ferreira.
Um fato curioso é que o estilista nunca havia tido antes qualquer contato com o uniforme do Íbis. Ele tinha somente uma vaga idéia da figura do emblema do time.
Ferreira afirma ter preparado sua coleção a partir de uma reprodução do símbolo e de declarações de pessoas que encontrava pelas ruas de Recife.
"Em uma dessas ocasiões, abordei uma pessoa dentro de um supermercado, que me informou que o uniforme do time era vermelho e preto."
A criação de Ferreira nunca foi ao ar, por conta de uma divergência entre ele e a emissora.
O lançamento da coleção aconteceu no festival de música Abril Pro Rock, que mescla uma espécie de mercado alternativo de moda e shows musicais.
As 50 peças confeccionadas foram divididas entre calças masculinas, camisetas e vestidos, todas com as cores do clube e com o pássaro negro estampado de alguma maneira. Elas foram vendidas em 15 dias. Nos três primeiros dias de vendas, 30 peças já haviam sido comercializadas.
Ferreira disse que não pretende mais relançar as peças inspiradas no Íbis, por estar trabalhando na sua coleção para o próximo verão.
A Agência Folha procurou o presidente do Íbis, Ozir Ramos Jr., por quatro dias, mas ele não foi encontrado para falar sobre a iniciativa do estilista.



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