São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Suíço consolida posto de líder do ranking ao derrotar Roddick, número dois do mundo, e conquistar o bi no torneio inglês

Federer confirma "aura" em Wimbledon

DA REPORTAGEM LOCAL

"Ele definitivamente tem uma aura, não há dúvida. Ele é um jogador inacreditável, as pessoas sabem disso", afirmou Andy Roddick após ser derrotado por Roger Federer na final de Wimbledon.
Líder do ranking e agora bicampeão do mais tradicional torneio do mundo, o suíço Federer mostrou por que é considerado o mais completo tenista da atualidade ao marcar 4/6, 7/5, 7/6 (3) e 6/4 no número dois da lista da ATP.
Foi a primeira vez desde 1982 que os dois primeiros cabeças-de-chave decidiram o título.
Federer venceu quatro dos últimos seis grandes eventos do tênis.
A série teve início em Wimbledon de 2003 e passou pelo Masters de Hostoun e pelo Aberto da Austrália em janeiro.
Seu único revés aconteceu em Roland Garros, quando foi eliminado na terceira rodada pelo brasileiro Gustavo Kuerten.
Além do excelente desempenho em grandes eventos, o suíço também se destaca em torneios de menor importância.
Somente nesta temporada, Federer conquistou dois Masters Series (torneios que somente perdem em prestígio para os Grand Slams) e dois títulos de ATP Tour.
"É um sentimento inacreditável", disse Federer após a vitória de ontem. "Ter duas vitórias em meu torneio favorito é incrível."
A final foi interrompida ontem duas vezes por causa da chuva.
Dono do serviço mais rápido do circuito, Roddick foi muito agressivo no começo do jogo, chegando até a mudar sua característica de jogador de fundo de quadra, e fechou o primeiro set em 6/4.
Federer abriu 4 a 0 na segunda parcial, mas permitiu uma pequena reação do rival e empatou o confronto após marcar 7/5.
O terceiro set teve uma quebra de cada lado e foi decidido no tie-break. Foi a única derrota de Roddick em desempates em Wimbledon após cinco vitórias.
O americano desperdiçou seis break points na quarta parcial e acabou sofrendo uma quebra. Com um ace, seu 12º na partida, Federer selou a vitória.
"Roger simplesmente jogou muito bem hoje [ontem]", afirmou Roddick, que no ano passado foi eliminado por Federer nas semifinais. "Eu joguei a pia da cozinha nele, mas ele foi ao banheiro e trouxe a banheira."
O americano, campeão do Aberto dos EUA, terminou a temporada passada na frente de Federer, mas acumula seis derrotas em sete confrontos com o suíço.
"Tenho que começar a ganhar algumas partidas para poder manter alguma rivalidade."
Federer acumula agora 24 vitórias consecutivas na grama e só está atrás do sueco Bjorn Borg, pentacampeão de Wimbledon, que entre 1976 e 1981 obteve 41 triunfos seguidos.
Após revalidar seu título de Wimbledon, Federer tem agora um caminho teoricamente tranqüilo para terminar a temporada como número um. Defende dois títulos (Viena e o Masters) enquanto Roddick, seu mais próximo rival, quatro (Indianápolis, os Masters Series de Montréal e Cincinnati e o Aberto dos EUA).



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Com novo título, campeão iguala marcas de Guga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.