UOL


São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Derrota para o 314º do mundo é o pior jamais havia perdido para tenista de ranking tão baixo desde 97

Guga sucumbe diante de seu adversário mais fraco

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten, 26, não soube aproveitar a oportunidade de enfrentar um adversário fraco na estréia do Masters Series de Montréal. Ontem, em uma atuação irreconhecível, ele foi derrotado pelo local Simon Larose (314º do mundo) por 2 sets a 1, com parciais de 7/5 e 7/6 (7/2).
Desde 1997, quando ascendeu no circuito profissional com o primeiro título em Roland Garros, Kuerten jamais havia perdido para um tenista de ranking tão baixo em eventos da ATP -sofrera antes derrotas para Alejandro Hernandez (192º) e para o sul-africano David Nainkin (188º).
Guga e Larose jamais haviam se enfrentado, mas podem voltar a jogar em setembro, pela repescagem da Copa Davis.
Com a eliminação, o brasileiro perdeu a oportunidade de se aproximar dos top 10 na temporada. Agora, Guga volta a atuar na próxima semana pelo Masters Series de Cincinnati, nos EUA.
Com o final da temporada se aproximando, o brasileiro terá no torneio norte-americano uma nova chance para tentar voltar a figurar entre os 10 melhores do ranking de entradas da ATP.
Como não defende pontos em Cincinnati, o triunfo lhe daria 500 pontos, o suficiente para voltar à lista que contabiliza os resultados das últimas 52 semanas.
Depois de Cincinnati, Guga só defenderá os pontos obtidos pelas oitavas-de-final do Aberto dos EUA e pelo título do torneio da Costa do Sauípe.
Montréal foi a quinta eliminação antes das oitavas-de-final de Guga em seis Masters Series disputados neste ano. Antes disso, o brasileiro havia caído na segunda rodada em Miami e Montecarlo e na terceira fase em Hamburgo. Em Roma, o brasileiro também caiu na estréia.
O único bom desempenho de Kuerten nesse tipo de torneio foi em Indian Wells, em que ele foi derrotado na decisão pelo australiano Lleyton Hewitt.
Ontem, Guga sofreu com o potente saque do adversário (foram sete aces no jogo e 80% dos pontos vencidos no primeiro saque), além de cometer muitos erros não forçados. Dessa forma, Larose fechou o set ao quebrar o serviço de Guga no 12º game.
Na segunda série, o brasileiro esboçou reação ao quebrar o serviço do rival no terceiro game. Mas Larose devolveu a quebra em seguida. A partida foi para o tie-break, e o canadense confirmou sua superioridade na partida.


Texto Anterior: Williams cogita dar prioridade a Montoya
Próximo Texto: Brasileiro se mantém fora dos top ten
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.