São Paulo, sexta-feira, 05 de agosto de 2011

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Rio acelera obras não olímpicas

2016
Cidade prioriza transporte e mobilidade urbana e deixa de lado reformas para os Jogos


RODRIGO RÖTZSCH
ITALO NOGUEIRA
DO RIO

A cinco anos da Olimpíada, o Rio se prioriza em relação aos Jogos, marcados para começar em 5 de agosto.
As principais obras de transporte para a cidade já começaram, mas vias essenciais para turistas durante os Jogos ainda engatinham.
Parte das obras de mobilidade urbana já foram licitadas. Algumas já serão inauguradas no ano que vem. Porém, a ligação mais importante da Olimpíada-16, entre a zona Sul (região dos principais hotéis) e a Barra da Tijuca (bairro onde acontecerão 40% das competições), ainda gera preocupação.
A conclusão da linha 4 do Metrô (Ipanema-Jardim Oceânico, no início da Barra) tem previsão, sem atrasos, para dezembro de 2015. Nesta data, será entregue para testes, a oito meses dos Jogos.
O governo do Estado ainda busca fontes de financiamento para os R$ 5 bilhões da obra, que, inicialmente, estava orçada em menos da metade deste valor.
Já o trecho da Transoeste -via exclusiva de ônibus entre Barra da Tijuca e Santa Cruz- responsável pela ligação entre a estação final do metrô e a área dos Jogos nem sequer tem projeto básico.
A Transolímpica, única ligação rápida entre as arenas de Deodoro e a Barra, também está sendo desenhada.
Enquanto isso, o trecho da Transoeste entre Santa Cruz, que não receberá competições, e o fim da Barra deve ser concluído em maio de 2012. A via vai atender às regiões mais carentes de transporte público da cidade.
O Transcarioca, ligação da Barra ao aeroporto internacional Tom Jobim, tem previsão para inauguração em 2013. Importante para o evento, a ligação entre zona norte e o bairro é demanda antiga.
A zona Oeste, região que vem sendo priorizada nas obras até agora, concentra a maior parte do eleitorado do Rio e foi fundamental para a eleição do prefeito Eduardo Paes, em 2008 -ele busca a reeleição para seguir como prefeito na Olimpíada.
Bernardo Carvalho, que até ontem comandava o Instituto Rio 2016 e a partir de hoje integra a Empresa Olímpica Municipal, defende o cronograma: "A ideia do prefeito é começar as obras que levam mais tempo antes. A gente está confortável com esses prazos. A Transoeste é mais longa, tem túnel, enfim, seria mais complicada, então já foi iniciada e será entregue na data prevista".
Carvalho diz que a licitação para o trecho da Barra da Transoeste deve ser lançada neste mês, e a da Transolímpica, até o fim do ano.
Sobre o metrô, a Secretaria Estadual de Transportes afirma que "as obras estão correndo dentro do cronograma fixado pelo governo".


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