São Paulo, quarta, 5 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Seleção brasileira perde para Argentina e se despede do Mundial da Grécia com seis derrotas em cinco jogos
Américas desperdiçam 3 vagas olímpicas

EDGARD ALVES
do enviado especial a Atenas

As Américas deixaram escapar a chance de ter mais três vagas nos Jogos de Sydney-2000, que terão 12 seleções participantes.
Porto Rico perdeu para a Itália (68 a 62), ontem, e acabou eliminado do Campeonato Mundial, como já havia ocorrido com Brasil e Canadá no dia anterior.
Os seis primeiros colocados no Mundial, que está sendo disputado em Atenas, Grécia, asseguram a seus respectivos continentes uma vaga a mais para a disputa da Olimpíada.
O Brasil encerrou sua participação na segunda fase da competição com nova derrota. Perdeu para a Argentina por 86 a 76.
Foi o quinto resultado negativo em seis jogos. Os brasileiros só ganharam da Coréia do Sul, que voltou para casa com o último posto.
"Precisamos atingir um jogo consistente. Estávamos bem em todos os jogos e perdemos o controle. Hoje (ontem), levamos desvantagem em 13 rebotes", lamentou o armador Demétrius.
Os brasileiros ainda podem obter o nono posto. Na sexta-feira, enfrentam Porto Rico.
Se vencer, vai decidir essa colocação no sábado contra o vencedor de Canadá e Austrália. Os perdedores jogam para definir o 11º e o 12º postos.
O Brasil participou de todos os Mundiais. No último, em Toronto, Canadá, há quatro anos, terminou em 11º lugar, a pior campanha do time na história do torneio.
Por enquanto, das Américas, os EUA e a Argentina se salvaram. Estão nas quartas-de-final, ou seja, entre os oito times finalistas.
O campeão mundial, além de garantir sua vaga automaticamente para os Jogos Olímpicos, ainda abre mais uma vaga para os países do seu continente.
O Torneio Pré-Olímpico das Américas, em julho de 1999, em Guadalajara, no México, tem apenas uma vaga para Sydney em disputa. Agora, restam as esperanças de mais duas ou três vagas, dependendo dos desempenhos dos EUA e da Argentina.
Nas quartas-de-final, os jogos passam a ser eliminatórios. Os confrontos da sexta-feira são os seguintes: EUA x Itália, Espanha x Grécia, Iugoslávia x Argentina e Rússia x Lituânia.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.