São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

"Inventor" entrou em desgraça e treina Jamaica

DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema 3-5-2 começou a ficar famoso depois que a Dinamarca brilhou na Copa de 1986 com ele. A moda chegou no Brasil em 1989, quando Sebastião Lazaroni assumiu a seleção e adotou a tática.
A escolha do treinador mineiro não deu resultado. Com três zagueiros -Mauro Galvão era o líbero-, o Brasil fez péssimo papel na Copa-90, quando caiu nas oitavas-de-final, o pior resultado do país em Mundiais nos últimos 34 anos.
Famoso por seu estilo empolado de falar, Lazaroni viu sua carreira entrar em declínio depois do fracasso em gramados italianos. Hoje, comanda a seleção da Jamaica, que está na vice-liderança da sua chave nas eliminatórias da Concacaf para o Mundial de 2006.
Lazaroni, 54, chegou no país caribenho com a idéia de montar sua equipe no 3-5-2, mas a falta de opções fez com que ele adotasse o 4-4-2 no início de seu trabalho.
Depois dele, o 3-5-2 teve com Osvaldo Alvarez outro impulso. O treinador montou no Mogi Mirim o "carrossel caipira", que revelou Rivaldo e peitou os grandes de São Paulo.
Hoje, Alvarez está na Série B com o Bahia e também não usa o 3-5-2 com freqüência. (PC)


Texto Anterior: Clubes contam com peças para usar esquema
Próximo Texto: Leão procura plano B na zaga do São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.