São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JOHN CARLIN

LOS GRINGOS

O mistério do técnico


Mourinho talvez seja o primeiro na história a ter deslindado o maior mistério do futebol

O FUTEBOL GERA muita conversa. Nenhum outro assunto se compara. A maioria das conversas, quando não gira em torno de um jogo, tem por tema méritos, ou a falta deles, de jogadores. O jogador A é melhor do que o B? Por que o C foi escalado se o D está disponível? E, após o fim da temporada, na longa jornada pelo deserto que nos separa do novo campeonato, o papo que nos consola gira em torno de quem nosso time deve comprar e vender.
Todos gostamos de imaginar que sabemos do que falamos quando o assunto são jogadores. Afinal, se o sujeito não consegue apreciar um bom jogador, ou identificar um grosso, como pode se alegar torcedor de futebol? Mais cedo ou mais tarde todos descobrimos ter cometido erros avaliação o que não nos impede de pronunciar nossas opiniões sobre outros jogadores com igual convicção e vigor.
Os adeptos do futebol também falam muito sobre o técnico. Mas há uma diferença. Não na paixão com que discutimos o assunto, mas no conhecimento que possuímos ou cremos possuir. Pois o grande mistério do futebol é o que exatamente um técnico faz? Qual é a receita de sucesso?
Alguns técnicos são cerebrais, outros, puro coração, e alguns parecem pacatos por fora, mas, apesar das diferenças, todos podem se provar bem-sucedidos ou não. Alguns prosperam com um time, mas são calamitosos em outro. O curioso é que, assim que um técnico adquire certa reputação, seu futuro parece assegurado. É o caso do sueco Sven-Göran Eriksson, que foi bem na Lazio e foi contratado para dirigir a Inglaterra, onde fracassou clamorosamente, mas, antes disso, ganhou montes de dinheiro. Isso não impediu o Manchester City de contratá-lo, novo fracasso. Depois, vieram México e Costa do Marfim, duas catástrofes.
É fraude, mas já que ninguém faz ideia de que critérios definem um bom técnico, ele recebe convites, vindos de pessoas que, em nossa imaginação, deveriam saber o que é necessário para o posto. Mas não sabem. Ninguém sabe. É um mistério.
A única exceção é José Mourinho. Triunfou em três países diferentes, com times diferentes, e parece a caminho de triunfar pela quarta vez. Ganhou tudo com o Porto, com o Chelsea, com a Inter e, agora, no Real Madrid, parece estar construindo outra equipe inabalável. Merece ser estudado. Porque talvez seja o primeiro técnico na história a ter deslindado o maior mistério do futebol.


JOHN CARLIN é colunista do diário espanhol "El País"

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Baresi continua, mas voltará para a base
Próximo Texto: Corinthians tenta se reerguer e desdenha de vantagem do líder
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.