São Paulo, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Time mineiro pega Vitória e pode se classificar à final com um técnico há cerca de um mês no cargo

Atlético-MG pode consagrar improviso

da Agência Folha e
da Reportagem Local

Vitória e Atlético-MG fazem hoje, em Salvador, às 18h30, a segunda partida entre os dois times pela semifinal do Brasileiro colocando à prova um dos principais pontos do receituário de uma equipe vencedora: a longevidade do trabalho do treinador.
Reza a cartilha dos times campeões que, quanto mais tempo para preparar a equipe tem o treinador, maiores são as chances de o grupo obter sucesso.
No Brasileiro, nesta década, tem sido assim, pois quase todos os times campeões tiveram técnicos que já vinham atuando no comando da equipe desde o início do campeonato, pelo menos.
Mas, se ganhar hoje, o Atlético-MG chegará às finais sob o comando de Humberto Ramos, que assumiu o time às pressas, há cerca de um mês, em um momento de crise, gerada por uma derrota para o Guarani.
Já o Vitória, que precisa vencer ou empatar para provocar a próxima partida, tem o ex-atleticano Toninho Cerezo como treinador desde o início do campeonato.
Cerezo, nome promissor na carreira, é apontado como o principal fator de sucesso do Vitória, que tem um time jovem e sem jogadores famosos.
O trabalho do treinador também foi amadurecendo no decorrer do campeonato e atingiu seu ápice nos momentos decisivos.
O Atlético-MG também coloca hoje em jogo a invencibilidade de Ramos, que venceu as quatro partidas que disputou até agora.
O treinador disse que não se importa que o índice de aproveitamento caia, desde que o time permaneça invicto. "Estamos preparados para empatar, mas não para perder", disse.
Essa será também a primeira partida do técnico Ramos fora do estádio do Mineirão.
Em caso de um empate hoje, o Vitória precisará vencer o adversário por uma diferença de pelo menos três gols para se classificar, na próxima quarta-feira.

Dúvida
O maior problema do Atlético-MG para o jogo de hoje é o atacante Marques, que vem sendo uma peça decisiva nas vitórias do time. Marques sofreu uma lesão na coxa esquerda, perto da virilha, e passou a semana sem treinar.
O médico Neylor Lasmar, do Atlético-MG, disse que submeteria o atacante a novos exames, ontem e hoje, para definir se ele tem condições de jogo.
Ramos afirmou que, mesmo sem treinar com os companheiros, Marques jogará se for aprovado nos testes de Lasmar.
Nos treinamentos coletivos realizados durante a semana, Ramos testou o meia Adriano no lugar de Marques, isolando o artilheiro Guilherme no ataque.
Isso não parece preocupar Guilherme, empatado com Alex Alves, do Cruzeiro (já desclassificado), na artilharia do torneio, com 22 gols. "Primeiro, vou pensar na classificação do Atlético, depois posso pensar em ser artilheiro."
Para voltar a ter a vantagem na disputa, o Vitória conta com dois aliados fora de campo: o retrospecto do time em Salvador e a "força" da gratificação.
No Brasileiro, o time baiano sofreu apenas duas derrotas dentro de casa (Grêmio e São Paulo). "Em Salvador, o "galo" somos nós", disse Cerezo, referindo-se ao apelido do time mineiro.
Depois da goleada sofrida no Mineirão, a diretoria resolveu dobrar a premiação. A eliminação do time mineiro da competição vai representar para cada jogador do Vitória cerca de R$ 20 mil.
Inicialmente, o prêmio oferecido pela diretoria para o Vitória chegar à final do Brasileiro era de R$ 10 mil para cada jogador.
A mesma estratégia também foi utilizada pela diretoria no terceiro jogo contra o Vasco, no Rio.
Se o Vitória vencer com um ou dois gols de vantagem, o time baiano precisará derrotar novamente o Atlético-MG na quarta-feira. Caso vença por três gols de vantagem ou mais, um empate na quarta classificará o Vitória.

NA TV - Bandeirantes e Globo (para a cidade de SP e MG), ao vivo, às 18h30

Texto Anterior: Azarão tenta ficar à frente na Série B
Próximo Texto: Ronildo ganha site na Internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.