São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2000

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Primeiríssimo
O presidente Fernando Henrique Cardoso enviou ontem telegrama para Guga. "Você é também o número um no coração de todos os brasileiros. Parabéns pela vitória", diz a mensagem.

Poderes...
Assessores do Senado dizem que Renata Alves, ex-parceira de Luxemburgo, entrou com pedido de despejo em 1996 contra um ex-locatário do treinador. O episódio colocaria em xeque afirmação do técnico, segundo o qual ela teria uma procuração apenas para atuar em leilões.

...limitados?
Mas Luxemburgo, pelo menos quando o assunto é a procuração para Renata, continua firme. Ele insiste que jamais lhe deu uma procuração de plenos poderes, como afirma a estudante de direito.

Também na Itália
Além das explicações à Uefa, a entidade que gerencia o futebol europeu, o goleiro Dida, do Milan, foi chamado para depor na Justiça italiana. Ontem, esteve em Roma para responder como obteve passaporte português falso para atuar na Europa.

Emergente
O CSA quer se reforçar para o Campeonato de Clubes do Nordeste, entre janeiro e abril. O time terá Cláudio Adão como técnico. O ex-atacante irá apresentar uma lista de atletas para Arnon de Mello, filho do ex-presidente Collor e principal dirigente do clube alagoano, contratar.

Lobby
No Rio, no entanto, Raimundo Soares, presidente da Federação Alagoana de Futebol, começa a tumultuar o torneio. Antes mesmo de seu início, ele já quer modificar o número de times participantes. Insiste na presença do ASA, de Arapiraca.

Ciúme
Além de Soares, os demais presidentes de federações do Nordeste querem colocar o dedo no torneio. Eles não estão satisfeitos por terem perdido poder e querem retirar dos clubes a organização da competição.

Cabelo branco
A possível classificação do São Caetano não agrada a Rede Globo. Durante o jogo no Parque Antarctica, Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes, ligou para Mustafá Contursi, preocupado com a possibilidade de São Paulo não ter nenhum time grande nas semifinais.

Mundo animal
O Maranhão descobriu mais um ""gato". André, jogador do Cruzeiro de Anil, disputou o Estadual sub-17 apesar de ter nascido em 1980. Como consequência, a equipe de André ficará sem o título, que havia ganho em campo do Maranhão.
Malha fina
Algumas das empresas que depositaram dinheiro nas 30 contas de Luxemburgo também serão alvo de investigação da CPI. Os senadores estudam quebrar o sigilo bancário de pelo menos 15 delas. A lista completa deve ser divulgada pelos parlamentares ainda esta semana.
Na esteira de Lalau
O presidente da CPI do Futebol, Álvaro Dias (PSDB-PR), vai recorrer aos advogados da União para obter informações de como conseguir no exterior dados de contas dos investigados pela comissão. O senador quer saber quais foram os passos seguidos pelos advogados no caso das contas do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto.
Bengala rubro-negra
A eleição do Flamengo, realizada ontem, pegou fogo. A situação colocou anúncio em jornais cariocas acusando Márcio Braga de ter agredido sua companheira com chutes e bengaladas. O oposicionista lamentou a baixaria e negou, por meio de sua assessoria, a agressão.
Letras
A Fundação Getúlio Vargas promove hoje o lançamento do livro ""A Nova Gestão do Futebol", de Antônio Carlos Kfouri Aidar, professor da instituição, e do economista Marvio Pereira Leoncini. O evento será na EAESP-FGV, em São Paulo, a partir das 19h30. E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Edmundo Santos Silva, presidente do Flamengo, sobre possível quebra de seu sigilo bancário e a dívida que o clube teria com o INSS:
-Quem não deve não teme. Não sei de dívida nenhuma.

CONTRA-ATAQUE

Não me comprometa

Ricardo Liao, do BC (Banco Central), é o principal responsável por uma das mais importantes investigações sobre a movimentação financeira dos grandes clubes de futebol do Brasil.
O órgão está analisando a compra e venda de jogadores brasileiros em negociações envolvendo clubes do exterior.
Por conta disso, Liao foi ouvido pela CPI do Futebol, instalada no Senado.
Em seu depoimento, ele foi questionado sobre assuntos complexos e delicados, como a remessa de recursos dos clubes para paraísos fiscais, lavagem de dinheiro, bingos e empresários.
Disse que o BC possui uma lista com o nome de 22 grandes clubes que estão sob suspeita.
Sempre muito educado e solícito, Liao saiu-se bem de todas as perguntas.
No entanto, uma pergunta despretensiosa fez Liao aparentemente suar frio.
- Para qual time o sr. torce?, indagou um senador.
Político, Liao engoliu seco:
- Para o Bangu (time pequeno do Rio do Janeiro).
Poucos acreditaram.

MULTIMÍDIA

A Bola
de Lisboa

Vitória de Kuerten foi "apoteótica'

PORTUGAL - Para o jornal português a vitória do tenista brasileiro Gustavo Kuerten no Masters, em Lisboa, foi "apoteótica".
"Lisboa consagrou Gustavo Kuerten como mestre dos mestres e número um do mundo", escreveu o diário.
O jornal português comparou a partida entre Kuerten e o norte-americano Andre Agassi a um recital. "A final que o brasileiro ofereceu aos 10.394 espectadores presentes foi um verdadeiro recital. Corria o pano sobre um espetáculo memorável e que certamente muitas saudades deixará", completou.

The New York Times
de Nova York
Conquista de Guga não foi surpresa

ESTADOS UNIDOS - Gustavo Kuerten jamais irá causar surpresa maior que sua vitória em Roland Garros, em 97, quando saiu de "um buraco" para figurar na elite do tênis mundial, diz o "The New York Times".
Segundo o jornal, o brasileiro, que nunca havia chegado em uma final de torneio indoor, se superou ao bater em sequência três campeões no Masters, em Lisboa. "Talvez Guga, como Kuerten é conhecido no Brasil, não permaneça no topo, mas com a vitória em Portugal ele se aproxima dos mestres da modalidade", comenta o diário.


Próximo Texto: Guga agora só quer onda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.